SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA: sobre as mudanças do conhecimento tecnológico de um determinado tempo e espaço

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Tecnologias, Softwares

Resumo

Nas últimas três décadas, foram desenvolvidos ambientes tecnológicos que oferecem diferentes maneiras de realizar atividades de cunho geométrico, desde o ensino básico até o ensino superior. Este artigo, baseado nas experiências vivenciadas pela autora e em pesquisas publicadas em periódicos nacionais e internacionais sobre educação matemática, tem o objetivo de descrever memórias de uma professora ao ensinar Geometria em cursos de formação de professores de matemática, fixando o olhar na mediação proposta pelas tecnologias digitais disponíveis em diferentes épocas. O trabalho começa fornecendo uma visão sobre a apropriação das tecnologias pelo professor. A segunda seção faz uma pequena síntese do caminho trilhado pela autora do artigo ao começar a usar as tecnologias digitais em sala de aula. A terceira seção enfoca, em ordem cronológica, os diferentes softwares utilizados para ensinar e aprender Geometria e outros conteúdos. Conclui-se que revisitar memórias do que se fez oportuniza refletir sobre as práticas, principalmente sobre o quanto se aprende quando se ensina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Matemática – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Referências

Abelson, H., & DiSessa, A. A. (1986). Turtle geometry: The computer as a medium for exploring mathematics. MIT press.

Aguiar, C. E. (2009). Óptica e geometria dinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31, 3302-1. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009005000005

Aguiar, M. B., & Basso, M. V. de A. (2018). Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática: um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente. RENOTE, 16(2), 160-169. https://doi.org/10.22456/1679-1916.89306

Bantchev, B. B. (2010). A brief tour to dynamic geometry software. CaMSP February 2015 Newsletter, 1-6. Recuperado de http://www.math.bas.bg/omi/DidMod/Articles/BB-dgs.pdf

Basso, M., & Notare, M. R. (2015). Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica. RENOTE, 13(2). https://doi.org/10.22456/1679-1916.61432

Bellemain, F. (1988). Le logiciel Cabri-Géomètre, un nouvel environnement pour l'enseignement de la géométrie. Publications mathématiques et informatique de Rennes, (5), 1-25. Recuperado de http://www.numdam.org/article/PSMIR_1988-1989___5_A7_0.pdf

Bittar, M. (2011). A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em revista, 157-171. Recuperado de https://www.scielo.br/j/er/a/XtVYn634Y95PPjHRBLQG4kp/?lang=pt

Bongiovanni, V., Campos, T. M., & Almouloud, S. A. (1997). Descobrindo o Cabri-Géomètre: caderno de atividades. São Paulo: FTD.

Borba, M. de C., & Penteado, M. G. (2016). Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Brasil. (2002). Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, 31. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/

arquivos/pdf/009.pdf

Dantas S. C. (2021). O que é o GeoGebra. Recuperado de https://www.ogeogebra.com.br/

arquivos/oqueeogeogebra.pdf

Goldenberg, E. P., & Cuoco, A. A. (2012). What is dynamic geometry?. In Designing learning environments for developing understanding of geometry and space (pp. 365-382). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203053461

Gravina, M. A. (1996). Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1, 1-13. Recuperado de http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri2014/pdf/maria-alice_

geometria-dinamica1996-vii_sbie.pdf

Hohenwarter, M., & Lavicza, Z. (2007). Mathematics teacher development with ICT: towards an International GeoGebra Institute. Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, 27(3), 49-54. Recuperado de https://bsrlm.org.uk/wp-content/uploads/2016/02/BSRLM-IP-27-3-09.pdf

Hohenwarter, M., & Preiner, J. (2007). Dynamic mathematics with GeoGebra. Journal of Online Mathematics and its Applications. MAA, ID, 1448. Recuperado de https://www.maa.org/external_archive/joma/Volume7/Hohenwarter/index.html

Kaput, J. J. (1992). Technology and mathematics education. Handbook of research on mathematics teaching and learning, 515, 556.

Mathias, C. V., & Leivas, J. C. P. (2020). Potencial de um sistema de matemática dinâmica no estudo de transformações lineares. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 9(1). https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3821

McGraw-Hill Education. (2014). The Sketchpad Story. Recuperado de https://www.dynamic

geometry.com/General_Resources/The_Sketchpad_Story.html

Oldknow, A. (1997). Dynamic geometry software-a powerful tool for teaching mathematics, not just geometry. In Proceedings of International Conference on Technology in Mathematics Teaching. Recuperado de http://euler. uni-koblenz. de/ictmt3/cd-rom/pdf/oldknow2. pdf.

Papert, S. (1994). A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, 17.

Preiner, J. (2008). Introducing dynamic mathematics software to mathematics teachers: the case of GeoGebra (Doctoral dissertation in Mathematics Education, University of Salzburg, Salzburg, Austria). Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/315689337_

Introducing_Dynamic_Mathematics_Software_to_Mathematics_Teachers_the_Case_of_GeoGebra

Santos, E. T. (1999, September). Um applet para o ensino de geometria descritiva na internet. In Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE 99), Natal-RN, Brasil. Recuperado de https://www.academia.edu/download/4952147/cobenge99_

applet.pdf

Santos, E. T., & Martinez, M. L. (2000). Software para ensino de geometria e desenho técnico. Ouro Preto: Graphica, 9.

Tomaschko, M., Kocadere, S. A., & Hohenwarter, M. (2018). Opportunities for participation, productivity, and personalization through geogebra mathematics apps. In Handbook of research on mobile devices and smart gadgets in K-12 education (pp. 45-56). IGI Global.

Van Labeke, N. (1999). Prise en compte de l'usager enseignant dans la conception des EIAO. Illustration dans Calques 3D (Doctoral dissertation, Université Henri Poincaré-Nancy 1). Recuperado de https://hal.univ-lorraine.fr/tel-01754340/document

Worster, J. R. (1989). An investigation of the effects of the geometric supposer software on geometric proof writing at the grade 10 level (Doctoral dissertation, University of British Columbia). Recuperado de https://open.library.ubc.ca/collections/831/831/items/1.0302150

Downloads

Publicado

2021-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 1373     PDF downloads: 272

Como Citar

Mathias, C. V. (2021). SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA: sobre as mudanças do conhecimento tecnológico de um determinado tempo e espaço. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/436

Edição

Seção

Artigos