ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares

Autores

Palavras-chave:

Grupo Escolar, Pesquisa Histórica, Memórias, Ensino, Matemática

Resumo

Este artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Silva Brito, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Mestranda em Ensino pelo curso de Pós-graduação em nível de Mestrado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié (2012). Bolsista pela Fundação de Amparo à pesquisa da Bahia - FAPESB (2019). Participou como aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores a nível de Mestrado (UESB), campus de Jequié, na disciplina (Dimensões Cognitiva, Metacognitiva e Afetiva no Ensino de Matemática) ministrada pela Prof.ª Dr.ª Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (2016) e da disciplina (Aprendizagem Significativa de David Ausubel - subsídio para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos) ministrada pelo Profº Drº Sergio Boss. Fez parte do curso de Extensão em Formação de Conselheiros em Educação (2009). Participou como bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Fez parte do Núcleo de Estudos em Formação, Diferença e Subjetividade - NEFORDIS. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Matemática - NEPHEMAT. Faz parte do Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM. Atuou como assistente de coordenação no Fundamental II do Colégio Dom Pedro II, em Jequié (2015 - 2018).

Marlucia Jesus dos Santos, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié-Bahia, Brasil. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006). Pós graduada em Gestão da Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Atualmente atua na área da educação da Prefeitura Municipal de Ipiaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Taniele de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual da Bahia (UESB). Jequié, Bahia, Brasil.

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi coordenadora da Área de Educação Matemática. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Matemática na Bahia, SBEM/Ba. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, interdisciplinaridade, ensino e aprendizagem e história da matemática.

Claudinei Camargo de Sant'Ana, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Atualmente é membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores.

Referências

Actos, Leis e Decretos do Estado da Bahia de 1890 a 1970. Disponível em: <http://geem.mat.br>. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

Chartier, R. (1998). História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Chartier, R. (2002). A história cultural: entre prática e representação. Portugal: Memória & Sociedade.

Chartier, R. (2010). A história ou a leitura do tempo. 2 edição. Tradução Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Chervel, André. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação.

D’Esquivel, M. O. Amaral, R. S. Santana, I. P. Sant’Ana, C. C. (2014). Saberes Elementares Matemáticos na Bahia: Currículos e Programas de Ensino (1895-1925). In: ANTONIO DA COSTA, David; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar – 1. Ed. São Paulo: Editora Livraria da Física.

De Souza, R. F. (1998). Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. São Paulo/SP. Unesp.

Decreto-lei n.º 8.529, de 2 de janeiro de 1946. (1946). Lei Orgânica do Ensino Primário. Recuperado de http://www.soleis.adv.br.

Faria Filho, L. M. Vidal, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação.1(1 [1]), 9-43. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749

Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. (1968). Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm.

Pereira, T. de S.; Sant’Ana, I. P.; Sant’Ana, C. de C. O Ensino Primário de Matemática no Grupo Escolar Conselheiro Zacarias em Valença-Bahia (1920 a 1990). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 26 jul. 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/36. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

Sant’Ana, C. C. (2014). Documentos escolares: fontes para a pesquisa em história da educação matemática. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). História da educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, p. 238–245.

Sant’Ana, C. de C., Santana, I. P. (2018). Elementary knowledge of mathematics in primary school in the state of Bahia. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, v. 5, n. 2, 9 maio 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/1178. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

Sant’Ana, C.; Sant’Ana, I. (2019) Aspectos gerais do ensino de Matemática no estado da Bahia (1890-1970). Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 93-105, 26 abr. 2019. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/430. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

Santos, Z. (2019). O ensino da matemática nos grupos escolares no município de Aiquara/Ba (1965-1985): documentos, narrativas e perspectivas sobre a história. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 310, 2019. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.499. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/499. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

Santos, Z.; Sant’Ana, C. de C. (2019). O ensino da matemática e a cultura escolar dos grupos escolares do Município de Aiquara, Bahia (1965-1985). n. 6 (2019): Dossiê: Estudos de História da Educação Matemática. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2485. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

Valente, W. R. (2015). A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino. (São Paulo, 1890-1950). Educação Unisinos, 19(2), 196-205.

Valente, W. R. Pinheiro, N. V. L. (2015). Chega de decorar a tabuada! – As cartas e Parker e a Árvore do Cálculo na ruptura de uma tradição. Educação Matemática em Revista – RS, Canoas, v.1, n.16, p. 22–37.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Métricas


Visualizações do artigo: 297     PDF downloads: 122

Como Citar

Brito, A. da S. ., Santos, M. J. dos ., Pereira, T. de S., Sant'Ana, I. P., & Sant'Ana, C. C. de. (2021). ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática