O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional

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Palavras-chave:

Formação Profissional, Professor de Matemática, Análise de Trabalho

Resumo

Este artigo busca analisar o modo como ocorre a formação do professor de matemática a partir das contribuições da Didática Profissional, além de ressaltar a complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional e as contribuições de ambas para o processo de formação do professor de matemática. A Didática Profissional é uma vertente de origem francesa que teve seu marco na década de 1990 diante de um contexto de mudanças de atividades laborais pautada no taylorismo, essa vertente baliza um conjunto distinto de elementos teóricos visando a modelização e a teorização em torno das atividades e aprendizagem de adultos. Com o intuito de extrair implicações oportunas e esclarecedoras, este escrito busca, a partir de uma revisão bibliográfica, discorrer a respeito do processo formativo do professor de matemática. Esperamos que essa pesquisa nos possibilite compreender como acontece o processo de formação do professor por meio de diferentes pensamentos e teorias que nos direcionam nesse intuito.

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Publicado

2022-05-24

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Como Citar

Moreira, G., & Alves, F. R. (2022). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/483

Edição

Seção

Artigos