O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional

Autores

Palavras-chave:

Formação Profissional, Professor de Matemática, Análise de Trabalho

Resumo

Este artigo busca analisar o modo como ocorre a formação do professor de matemática a partir das contribuições da Didática Profissional, além de ressaltar a complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional e as contribuições de ambas para o processo de formação do professor de matemática. A Didática Profissional é uma vertente de origem francesa que teve seu marco na década de 1990 diante de um contexto de mudanças de atividades laborais pautada no taylorismo, essa vertente baliza um conjunto distinto de elementos teóricos visando a modelização e a teorização em torno das atividades e aprendizagem de adultos. Com o intuito de extrair implicações oportunas e esclarecedoras, este escrito busca, a partir de uma revisão bibliográfica, discorrer a respeito do processo formativo do professor de matemática. Esperamos que essa pesquisa nos possibilite compreender como acontece o processo de formação do professor por meio de diferentes pensamentos e teorias que nos direcionam nesse intuito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, F, R. V. (2016). Didática da Matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitive. Interfaces da Educação, 7(21), p. 131 – 150.

ALVES, F. R. V. The professional didactics (PD) and didactics of sciences (DS) in brazil: some implications for the professionalization of the science teacher. Acta Didactica Naposcencia, v. 11, n. 2, p. 105-120, 2018a.

ALVES, F. R. V. Didactique des Mathématique et la Didactique Professionnelles (DP): une proposition de complementarité et formation des enseignants au Brésil. Imagens das Educação, v. 8, n. 3, p. 1-17, 2018b.

ALVES, F. R. V. The professional didactics (PD) and didactiques of sciences (DS) in Brazil: some implications for the professionalizatin of the Science teacher. Acta Didactica Naposcencia, v. 11, n. 02, pp. 105-120, 2018d.

ALVES, F. R. V; CATARINO, P. M. M. C. Situação Didática Profissional: um exemplo de aplicação da Didática Profissional para a pesquisa objetivando a atividade do professor de Matemática no Brasil. Indagatio Didactica. v. 11, n. 1, pp. 103-120, 2019.

FERNANDES FONTENELE, F. C., & VIEIRA ALVES, F. R. (2021). A Pesquisa em Didática Profissional no Brasil e o Cenário Atual da Análise do Trabalho do Professor de Matemática. Paradigma, 42(1).

ALVES, F. R. V., JUCÁ, S. C. S. (2019) Trabalho e competência do professor de matemática: Um ponto de vista a partir da didática profissional. Revista Multidisciplinar Em Educação, v. 6 n. 14, p. 103-123, 2019.

ALVES, F. R. V. (2019a). Didactique professionnelle (DP) et la théorie des situations didactiques (TSD): une perspective de complémentarité au Brésil. Diálogo Educacional, v. 19(60), 328-361.

ALVES, F. R. V. (2019b). A vertente francesa de estudos da didática profissional: Implicações para a atividade do professor de matemática. Vydia, v. 39(1), 255-275.

ALVES, F. R. V. A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil. Revista Iberoamericana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, p. 1902 – 1918, 2020.

ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, Cap. 4. p. 193-217, 1996.

BAUDOUIN, Jean. M. La competénce et le théme de l´acitivité: vers une nouvelle conceptualization didactique de la formation. Raison éducative. 2(2), 149 – 168, 1999.

BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.7, n. 2, pp.33-116, 1986.

CHAMPY-REMOUSSENARD, P. Les théories de l´activité entre travail et formation, 9 – 50. In: Harmattan, L. Analyse de l´activité et formation. Revue Savoirs, 2005. Acesso em: 18 de out, 2021. Disponível em:< https://www.cairn.info/revue-savoirs-2005-2-page-9.htm>

D’AMORE, B., FANDIÑO PINILLA, M. I. A formação dos professores de matemática: problema pedagógico, didático e cultural. Canoas. Acta Scientiae, v.11, n.2, jul/dez . 2009, p. 7-38.

DE KEYSER, V.; NYSSEN, A.-S. Les erreurs humaines en anesthésie. Le Travail humain, Paris, v. 56, n. 2-3, p. 243-266, 1993.

LEPLAT, J. Regards sur l’activité en situation de travail. Contribution à la psychologie ergonomique, Paris, Presses universitaires de France, 1997.

LEPLAT, J. L’analyse psychologique de l’activité en ergonomie, Toulouse, Octarès Éditions, 2000.

LEPLAT, J. Aspectos da complexidade em ergonomia. In: DANIELLOU, F. (COORD.). A ergonomia em busca de seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. p. 57-78.

MAYEN, P. (2012) les situations professionnelles. Um point de vue de didactique professionnelle. Revue Phronesis, 1 (1), p. 59-67.

MARGOLINAS, C.; DRIJVERS, Paul. Engenharia didática na França; a visão de um interno e de um externo sobre seus fundamentos, sua prática e seu impacto.ZDM Mathematics Education. p. 893 - 903, 2015.

PIAGET, J. A Teoria de Piaget. In:MUSSEN, P. H. (org). Psicologia da criança. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: E. P. U. 1975. V.4, p. 71-117.

PASTRÉ, P. L’ analyse du travail em Didactique Professionelle. Revue Française de Pédagogie, v. 3, n. 139, p. 9-17, 2002.

PASTRÉ, P. Les compétence profissionnelles et leur développement, pp. 213-231. In: Faizon, P. Ergonomie. Paris: PUF, 2004.

PASTRÉ, P; MAYEN, P; VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie. n. 154, pp. 145-196, 2006.

PASTRÉ, P. Quelques réflexions sur I´organisation de I´activité enseignante. Recherche et Formation, 56, p. 81-93.

PASTRÉ, P. La Didactique Professionelle. Education, Sciences & Society, v. 2, n. 1, pp. 83 – 95, 2011.

PINTO, N. B.; ALMEIDA, A. F.; DINIS, M. A. Saberes docentes para o ensino da Matemática Moderna. 2007.

VARIZO, Z. da C. M. Os caminhos da Didática e sua relação com a formação de professores de Matemática. In: NACARATO, A. M. e PAIVA, M. A. V. A formação do professore que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 43 – 59.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, G. O longo e curto prazo na aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. esp.1, p. 15-27, 2001.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Métricas


Visualizações do artigo: 435     PDF downloads: 266

Como Citar

Moreira, G., & Alves, F. R. (2022). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/483

Edição

Seção

Artigos