PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO “ENSINO MÉDIO” EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): permanências e alterações
Palavras-chave:
Educação Integral, Ensino de Matemática, Práticas Matemáticas, História da Educação MatemáticaResumo
Quais permanências e alterações estavam presentes nas práticas de aprendizagem de Matemática em escolas de ensino médio em tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN)? Esta pergunta desencadeou o interesse em investigar três instituições que desenvolveram/desenvolvem a modalidade de ensino em tempo integral neste estado. Na primeira (criada em 1937), com doutrina religiosa em sistema de internato, observamos o curso Normal Pedagógico; na segunda (criada em 1949), também com sistema de internato, observamos o curso técnico em Agropecuária; e a última (criada em 2002), que iniciou em tempo integral em 2017, observamos o ensino propedêutico. Nessas três instituições, entrevistamos três professores – dois deles já aposentados da função - e cinco ex-alunos. O objetivo foi identificar as permanências e alterações nas práticas dos professores de Matemática que atuaram nessas instituições de 1978 a 2019, período esse delimitado a partir do início das atividades dos professores entrevistados. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual utilizamos: pesquisa bibliográfica, documental, de campo e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que em cada contexto as práticas matemáticas adquirem características diferentes. Identificamos que, das três instituições investigadas, em duas delas os professores realizavam as atividades de maneira autônoma, sem realizarem alterações significativas em suas práticas ao longo de suas carreiras. Na terceira instituição, percebemos as adaptações e mudanças buscadas pela professora, embora condicionada pelas recentes reformas da educação básica.
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