PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO “ENSINO MÉDIO” EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): permanências e alterações

Autores

Palavras-chave:

Educação Integral, Ensino de Matemática, Práticas Matemáticas, História da Educação Matemática

Resumo

Quais permanências e alterações estavam presentes nas práticas de aprendizagem de Matemática em escolas de ensino médio em tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN)? Esta pergunta desencadeou o interesse em investigar três instituições que desenvolveram/desenvolvem a modalidade de ensino em tempo integral neste estado. Na primeira (criada em 1937), com doutrina religiosa em sistema de internato, observamos o curso Normal Pedagógico; na segunda (criada em 1949), também com sistema de internato, observamos o curso técnico em Agropecuária; e a última (criada em 2002), que iniciou em tempo integral em 2017, observamos o ensino propedêutico. Nessas três instituições, entrevistamos três professores – dois deles já aposentados da função - e cinco ex-alunos. O objetivo foi identificar as permanências e alterações nas práticas dos professores de Matemática que atuaram nessas instituições de 1978 a 2019, período esse delimitado a partir do início das atividades dos professores entrevistados. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual utilizamos: pesquisa bibliográfica, documental, de campo e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que em cada contexto as práticas matemáticas adquirem características diferentes. Identificamos que, das três instituições investigadas, em duas delas os professores realizavam as atividades de maneira autônoma, sem realizarem alterações significativas em suas práticas ao longo de suas carreiras. Na terceira instituição, percebemos as adaptações e mudanças buscadas pela professora, embora condicionada pelas recentes reformas da educação básica.  

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Biografia do Autor

Maria Betânia Valentim Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN/ Natal). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN). Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil.

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutora pela UNESP/Rio Claro/PPGE (2015). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); possui graduação em Matemática Licenciatura Plena (1992) e Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora associada D do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), ambos da UFRN, líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP), Coordenadora de Formação para Docentes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (PPG/UFRN). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN (SBEM-RN/gestão 2009-2012). Atuou como Professora da EAD/SEDIS/UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Formação de Professores. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy(2005-2006). Foi Coordenadora da Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy ( IFESP) (2007-2008).

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Publicado

2022-12-15

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Como Citar

Valentim Moreira, M. B., & Gutierre, L. dos S. (2022). PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO “ENSINO MÉDIO” EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): permanências e alterações. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/522

Edição

Seção

Artigos