HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Formação de Professores, AtividadesResumo
O texto apresenta algumas atividades desenvolvidas na disciplina de História da Educação Matemática (HEM) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil. A concepção delas foi guiada pela questão: que atividades baseadas na história da educação matemática brasileira podem contribuir para a formação de professores de matemática na UFRN? Elas foram inspiradas em discussões e estudos realizados no interior do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e estão apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico vê o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos, alterações e permanências e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. As três atividades descritas pretendiam, entre outras coisas, discutir com futuros professores aspectos relativos à influência do Movimento da Matemática Moderna no ensino brasileiro e à constituição de novas histórias sobre o ensino e a aprendizagem de matemática potiguar.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 957 PDF downloads: 304 figura 1 downloads: 0 figura 2 downloads: 0 figura 3 downloads: 0