NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO: uma aritmética e uma geometria intuitivas

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Palavras-chave:

Matemática para ensinar, Aritmética para ensinar, Geometria para ensinar, Saberes profissionais, História da educação matemática

Resumo

A entrada do método intuitivo na instrução primária marca um tempo de modernização no ensino e na formação, enunciando novos saberes matemáticos. Com sua entrada, uma aritmética e uma geometria intuitivas a ensinar se articulam a uma aritmética e a uma geometria para ensinar, caracterizando matemáticas da formação entre 1870 a 1920. Questiona-se, a partir de tais afirmações, de que forma as ideias do método intuitivo estavam integradas às matemáticas da formação, sistematizadas a partir dos manuais pedagógicos, de modo a enunciar novas propostas para o ensino dos saberes matemáticos, em particular da aritmética e da geometria? Assim, esta pesquisa, qualitativa, bibliográfica e documental tem como objetivo analisar, a partir das sistematizações de uma aritmética e de uma geometria intuitivas da formação, elementos do método intuitivo imbricados nas orientações dos autores de manuais pedagógicos aos professores da instrução primária. Os manuais pedagógicos de Aritmética e de Pedagogia (1870 - 1920), que direcionaram, respectivamente, orientações aos professores para o ensino de aritmética e geometria, e teses de doutoramento que caracterizaram uma aritmética e uma geometria intuitivas para ensinar, constituem-se fontes fundamentais para esta análise. Os resultados mostram que o método intuitivo, integrado às matemáticas da formação, indicaram novas propostas para o ensino de aritmética e de geometria, que se contrapunham à cultura livresca do final do século XIX.

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Biografia do Autor

Viviane Barros Maciel, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos (UNIFESP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Substituta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

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Publicado

2022-11-17

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Como Citar

Maciel, V. B., & Fortaleza, F. J. dos S. (2022). NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO: uma aritmética e uma geometria intuitivas . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/525

Edição

Seção

Dossiê - A Mat. do Ensino e da Formação Primária em Tempos da Pedagogia Intuitiv