CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas

Autores

  • Neuza Bertoni Pinto neuzabertonip@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-9224-3020
  • Barbara Winiarski Diesel Novaes barbaraw@utfpr.edu.br
    Docente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática e do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Palavras-chave:

saberes profissionais do professor que ensina matemática, Aspectos teórico-metodológicos, Sócio-história

Resumo

Centrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores.

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Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária. Coordena o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE e como vice-coordenadora e pesquisadora participa do Grupo de História da Educação Matemática ? GHEMAT. Coordena, no PPGE da PUCPR, o projeto aprovado pelo CNPq, ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). É pesquisadora do projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970? , aprovado pelo CNPq e do projeto de cooperação internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ? L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?

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Publicado

2018-05-01

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Como Citar

Pinto, N. B., & Novaes, B. W. D. (2018). CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201

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