CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
Palavras-chave:
saberes profissionais do professor que ensina matemática, Aspectos teórico-metodológicos, Sócio-históriaResumo
Centrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores.
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