ELEMENTOS QUE CONDICIONAM A PRESENÇA DE MULHERES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA BAHIA: uma análise com base nas relações sociais de gênero

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Gênero, Licenciatura, Bacharelado, Mulheres

Resumo

Este artigo discute como as relações desiguais de gênero podem condicionar e restringir a presença de mulheres docentes de matemática no ensino superior da Bahia. A investigação traz como suporte teórico os estudos de gênero, a fim de problematizar e identificar questões históricas, sociais e culturais implicadas na constituição dos sujeitos, sobretudo nas suas escolhas profissionais voltadas à docência de matemática. Com base em pesquisa documental e bibliográfica, foi possível revelar aspectos que tornam o exercício da docência na universidade um meio de reprodução das desigualdades sociais de gênero. Os dados levantados nos levam a constatar também que ainda existe uma escassez de modelos femininos que possam inspirar especialmente as meninas e outras mulheres a investirem em carreiras ligadas ao conhecimento matemático.

 

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Biografia do Autor

Núbia Santana Soares Silveira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Caetité, Bahia

Mulher e professora envolvida com metodologias de ensino, em especial, o ensino da matemática. Em sua vida acadêmica, dedica-se a atualizar seus estudos que envolvem práticas pedagógicas e gestão escolar.

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Campus de Vitória da Conquista-BA

Professora que se formou em 1993  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993) e depois, em 2000, torna-se mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Ao querer estudar mais, cursa Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, em 2006.  É professora na graduação e pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Sempre estudou em escolas públicase e temas ligadas à educação chamam muito sua atenção.. Graduou em Letras na Universidade Estadual Paulista; fez mestrado em educação na Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em Educação em Universidade Estadual Paulista. Atualmente, leciona na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Campus de Vitória da Conquista-BA

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestre e doutor em Educação.  Professor u Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018). Gosta de estudar os temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), políticas curriculares para o ensino médio, educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola.

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Publicado

2023-04-15

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Como Citar

Silveira, N. S. S., Gusmão, T. C. R. S. ., Jardim, S. R. M., & Eugênio, B. G. . (2023). ELEMENTOS QUE CONDICIONAM A PRESENÇA DE MULHERES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA BAHIA: uma análise com base nas relações sociais de gênero. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/533

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Seção

Artigos