O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)
Palavras-chave:
Desenho., Disciplinas Escolares., Educação Profissional., Escola de Aprendizes Artífices.Resumo
O presente trabalho é uma síntese da tese de doutoramento do autor, cujo objeto de estudo foi a constituição da disciplina Desenho na Educação Profissional brasileira entre os anos de 1909 e 1937 na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal se inicia com a criação da instituição e termina com a sua reconfiguração, que alterou a concepção de formação profissional a ser nela realizada. Alicerçados no método de interpretação histórica segundo Jörn Rüsen e inseridos nos domínios historiográficos da nova História Cultural em interface com a História da Educação, nos situamos na História das Disciplinas Escolares a partir da obra de André Chervel e das noções de representação, práticas, apropriação e circulação de ideias oriundas de Roger Chartier. Observamos que a disciplina Desenho se constituiu e reconfigurou ao longo do tempo a partir da circulação das ideias existentes sobre os seus saberes relacionados à formação de mão-de-obra, sempre justificando-se como base da formação para o trabalho, inicialmente aliada aos conhecimentos geométricos, porém com o surgimento de novos atores com protagonismo no campo da Educação Profissional brasileira, a disciplina passa por uma alteração de seu status, passando a ter seu protagonismo dividido e realocado junto a disciplina Trabalhos Manuais.
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