O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)

Autores

Palavras-chave:

Desenho., Disciplinas Escolares., Educação Profissional., Escola de Aprendizes Artífices.

Resumo

O presente trabalho é uma síntese da tese de doutoramento do autor, cujo objeto de estudo foi a constituição da disciplina Desenho na Educação Profissional brasileira entre os anos de 1909 e 1937 na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal se inicia com a criação da instituição e termina com a sua reconfiguração, que alterou a concepção de formação profissional a ser nela realizada. Alicerçados no método de interpretação histórica segundo Jörn Rüsen e inseridos nos domínios historiográficos da nova História Cultural em interface com a História da Educação, nos situamos na História das Disciplinas Escolares a partir da obra de André Chervel e das noções de representação, práticas, apropriação e circulação de ideias oriundas de Roger Chartier. Observamos que a disciplina Desenho se constituiu e reconfigurou ao longo do tempo a partir da circulação das ideias existentes sobre os seus saberes relacionados à formação de mão-de-obra, sempre justificando-se como base da formação para o trabalho, inicialmente aliada aos conhecimentos geométricos, porém com o surgimento de novos atores com protagonismo no campo da Educação Profissional brasileira, a disciplina passa por uma alteração de seu status, passando a ter seu protagonismo dividido e realocado junto a disciplina Trabalhos Manuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Carlo da Cruz Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

Barbaresco, C. S. & Costa, D. A. (2019). Ferramentas das oficinas e o ensino de aritmética da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. v.5(1), 49 – 65.
Barbaresco, C. S. & Costa, D. A. (2020). A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920 – 1926). REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15(34), 48 – 69.
Barom, W. C. C. (2015). A teoria da história de Jörn Rüsen no Brasil e seus principais comentadores. Revista História Hoje, v. 4(8), 224-246.
Decreto nº 7.566 de 23 de setembro de 1909. (1909a). Cria nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário gratuito. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html
Decreto nº 7.763 de 23 de dezembro de 1909. (1909b). Altera os decretos 7.566 e 7.649, de 28 de setembro e 11 de novembro últimos, referentes a criação de escolas de aprendizes artífices nas capitais dos estados e a nomeação de professores para os respectivos cursos noturnos – primário e desenho. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7649-11-novembro-1909-525418-publicacaooriginal-1-pe.html
Chartier, R. (1990). A história cultura – entre práticas e representações. Trad.: Maria Manuela Galhardo. Bertrand Brasil.
Chartier, R. (2002). À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad.: Patrícia Chittoni Ramos. Editora da UFRGS.
Chervel, A. (1990) História das Disciplinas Escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v.2, 177 – 229.
D’Esquivel, M. O. (2018). A obra Primeiras Noções de Geometria Prática de Olavo Freire: a mão do autor e a mente do editor. Revista Educação Matemática em Foco, v. 7(1), 2 – 20.
Freire, O. (1907). Primeiras Noções de Geometria Prática. 8ª Ed. Editora Francisco Alves, 1907.
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. v. 1(1), 9 – 43.
Reis, A. S. C. (2017). Rüsen e a Teoria da História como Ciência. Revista de História. n. 176, 1 – 8. http://dx.doi.org/10. 11606/issn.2316-9141.rh.2017.118009
Rüsen, J. (2015). Teoria da História: uma teoria da História como ciência. Trad.: Estevão C. de Resende Martins. Editora da UFPR.
Santos, J. C. (2017) Régua e Compasso: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. v. 3(3), 187 – 203.
Santos, R. M. B. (2019). Entre a Ordem e o Progresso: a escola de aprendizes artífices de Natal e a formação de cidadãos úteis (1909 – 1937). Editora do IFPB.
Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico. (1928a) Curso de Desenho para as Escolas Profissionais Técnicas. Volume 1 (Desenho Figurativo). Papelaria Americana.

Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico. (1928b) Curso de Desenho para as Escolas Profissionais Técnicas. Volume 2 (Desenho Construtivo). Papelaria Americana.
Silva, M. C. L. (2014a). Desenho e Geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. História da Educação (UF-Pel), v. 18(42), 61 – 73.
Silva, M. C L. (2014b) Régua e Compasso no ensino primário? Circulação e Apropriação de práticas normativas para as matérias de Desenho e Geometria. História da Educação (UF-Pel), v. 18(44), 79 – 97.
Silva, J. C. C. (2021). Educar a mão e o olhar para o trabalho: A disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 – 1937). (Tese em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32764
Silva, J.C.C & Medeiros Neta, O. M. (2019). O Ensino de Desenho no Brasil Império. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino. v. 1(3), 102 – 119.
Trinchão, G. M. C. (2016). O desenho na educação do homem novo brasileiro: alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentos das Artes e das Ciências. Revista de História da Educação Matemática, v. 2(2), 6 – 38.
Valente, W. R. (2012). Tempos de Império: a trajetória da Geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação. v. 12(30), 73 – 94.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Métricas


Visualizações do artigo: 223     PDF downloads: 122

Como Citar

Silva, J. C. da C. . (2022). O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937). Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM