O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana
Palavras-chave:
Erro, Perspectiva, Fenomenológica-hermenêutica, MontessoriResumo
Este artigo busca apresentar perspectivas e reflexões sobre o termo erro na Educação Matemática e a partir da postura fenomenológica-hermenêutica. Proporcionado por meio de um desenho histórico sobre a concepção deste termo em pesquisas, desde o movimento da Escola Nova, perpassando pela Escola Tecnicista e a Escola Construtivista, até a contemporaneidade. Os estudos referidos desvelam diferentes entendimentos a respeito, não somente na Educação Matemática, mas também, na Educação de forma geral. Evidenciam uma linha traçada sobre novas concepções do erro, que vem se desenhando, do estigma negativo do termo antes concebido, para um olhar de que o erro é parte integrante na aprendizagem. No intuito de delinear o que o erro pode mostrar e aquilo que se pode fazer com o dito pelo erro, apresentamos uma perspectiva sobre o termo em questão: o erro visto sob a perspectiva montessoriana para ensinar matemática, tendo como protagonista os materiais manipuláveis, visando uma de suas características principais, chamada de “controle do erro”, na possibilidade de materialização do erro.
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