O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana

Autores

Palavras-chave:

Erro, Perspectiva, Fenomenológica-hermenêutica, Montessori

Resumo

Este artigo busca apresentar perspectivas e reflexões sobre o termo erro na Educação Matemática e a partir da postura fenomenológica-hermenêutica. Proporcionado por meio de um desenho histórico sobre a concepção deste termo em pesquisas, desde o movimento da Escola Nova, perpassando pela Escola Tecnicista e a Escola Construtivista, até a contemporaneidade. Os estudos referidos desvelam diferentes entendimentos a respeito, não somente na Educação Matemática, mas também, na Educação de forma geral.  Evidenciam uma linha traçada sobre novas concepções do erro, que vem se desenhando, do estigma negativo do termo antes concebido, para um olhar de que o erro é parte integrante na aprendizagem. No intuito de delinear o que o erro pode mostrar e aquilo que se pode fazer com o dito pelo erro, apresentamos uma perspectiva sobre o termo em questão: o erro visto sob a perspectiva montessoriana para ensinar matemática, tendo como protagonista os materiais manipuláveis, visando uma de suas características principais, chamada de “controle do erro”, na possibilidade de materialização do erro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Destefani Alves, UTFPR

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marilize Cristiane Nogas Pudelco, UTFPR

Mestre em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutoranda em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Luciane Ferreira Mocrosky, UTFPR

Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba), docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

Abbagnano, N. (2007). Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

Alves (2019). Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) Universidade Federal do Paraná. Curitiba. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/66489

Aranha, M. L. de A. (2006). Filosofia da Educação. 3. Ed. Revista Ampliada. Ed. Moderna.

Bicudo, M. A. V. (1996). Possibilidades de trabalhar a Educação matemática na ótica da concepção heideggeriana de conhecimento. Quadrante. v. 5, n. 1, pp. 5-27.

Claparède, E. (1950). A educação funcional. 3ª. Edição. Companhia Editora Nacional.

Cury, H. N. (2009) Retrospectiva Histórica E Perspectiva Atuais Da Análise De Erros Em Educação Matemática. pp. 39-50.

Dewey, J. (1958). A Filosofia em reconstrução. Editora Nacional.

Dias, A. L. M. (1994). Uma crítica aos fundamentos do ensino autoritário e reprodutivo da matemática. (Dissertação - Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia.

Fiorentini, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké. Ano 3. n. 4.

Ferrière, A. (1929). A Lei Biogenética e a Escola Ativa. Tradução de Noemy Silveira. Editora Companhia Melhoramentos de S. Paulo.

Freire, P. (1977). A mensagem de Paulo Freire: textos de Paulo Freire selecionados pelo INODEP. Editora Nova Crítica.

Freire, P. (1979). Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Editora Cortez & Moraes.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra.

Freire, P. (2007). Educação e mudança. 30 ed. Editora Paz e Terra.

Freitag, B. (1992). Aspectos filosóficos e sócio-antropológicos do construtivismo pòs-piagetiano. In Anais do “Seminário Internacional de Aprendizagem”. Porto Alegre, pp. 26-34.

Gadamer, H-G. (1999). Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 3 ed. Editora Vozes.

Heidegger, M. (2005). Ser e Tempo. Parte 1. 15ª ed. Petrópolis: Vozes.

Houaiss. A. (2010). Erro. In Houaiss, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Husserl, E. (1986). A ideia da fenomenologia. Edições 70.

Kamii, C. (1988). A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget. Editora Papirus.

La Torre, S. de. (2007). Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança. Porto Alegre: Artmed.

Miranda, H. (2019). O ensino da Matemática por meio do método Kumon: possibilidades e limitações. (Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Tocantins. Araguaína. http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/1755/1/HEMERSON%20MIRANDA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf

Merleau-Ponty, M. (1996). Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeira de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes.

Montessori, M. (2017). A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Editora Kírion.

Montessori, M. (2019a). O segredo da infância. Tradução de Jefferson Bombachim. Editora Kírion.

Montessori, M. (2019b). Psicogeometría. Tradução de Nuri Trigo Boix. 2 ed. Montessori-Pierson Publish Company.

Montessori, M. (2020). Psicoaritmética. Tradução de Nury Trigo Boix. Montessori-Pierson Publishing Company.

Montessori, M. (2021). A mente da criança: mente absorvente. Tradução de Jefferson Bombachim. Editora Kírion.

Montessori, M. (2023). O desenvolvimento criativo da criança: a abordagem Montessori. Tradução de Bruno Alexander. Campinas: Kírion.

Nienhuis. (2023). Binomial cube. Recuperado em 8 de setembro de 2023 de https://www.nienhuis.com/int/en/binomial-cube/product/2507/

Sousa, V. S. S. (2017). O erro no ensino de Matemática: reflexões a respeito de ações docentes no processo de ensino. (Dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Stefano, C. de. (2020). El niño es el maestro: vida de Maria Montessori. Tradução de Maria Pons Irazazábal. Editora Lumen.

The Fulton School. (2020). A Practice in Patience. Recuperado em 8 de setembro de 2023 de https://fb.watch/mXh3HkYnmz/

Tipógrafos. (2023). Third Gift. Recuperado em 8 de setembro de 2023 de http://tipografos.net/design/gift03.jpg

Pinto, N. B. (2000). O erro como estratégia didática: estudo do erro na matemática elementar. Editora Papirus.

Vaz, R. (2021). A Avaliação, o Erro e o Feedback: um estudo sobre a correção de questões de Matemática. (Tese de Doutorado) Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Zilles, U. (2008). A fenomenologia husserliana como método radical. In: HUSSERL, E. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Tradução de Urbano Zilles. 3 ed. pp. 12-57. EDIPUCRS.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Métricas


Visualizações do artigo: 77     PDF downloads: 66

Como Citar

Destefani Alves, L., Nogas Pudelco, M. C., & Ferreira Mocrosky, L. (2023). O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica