O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana

Autores

Palavras-chave:

Erro, Perspectiva, Fenomenológica-hermenêutica, Montessori

Resumo

Este artigo busca apresentar perspectivas e reflexões sobre o termo erro na Educação Matemática e a partir da postura fenomenológica-hermenêutica. Proporcionado por meio de um desenho histórico sobre a concepção deste termo em pesquisas, desde o movimento da Escola Nova, perpassando pela Escola Tecnicista e a Escola Construtivista, até a contemporaneidade. Os estudos referidos desvelam diferentes entendimentos a respeito, não somente na Educação Matemática, mas também, na Educação de forma geral.  Evidenciam uma linha traçada sobre novas concepções do erro, que vem se desenhando, do estigma negativo do termo antes concebido, para um olhar de que o erro é parte integrante na aprendizagem. No intuito de delinear o que o erro pode mostrar e aquilo que se pode fazer com o dito pelo erro, apresentamos uma perspectiva sobre o termo em questão: o erro visto sob a perspectiva montessoriana para ensinar matemática, tendo como protagonista os materiais manipuláveis, visando uma de suas características principais, chamada de “controle do erro”, na possibilidade de materialização do erro.

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Biografia do Autor

Luiza Destefani Alves, UTFPR

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marilize Cristiane Nogas Pudelco, UTFPR

Mestre em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutoranda em Educação Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Luciane Ferreira Mocrosky, UTFPR

Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba), docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-09-26

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Como Citar

Destefani Alves, L., Nogas Pudelco, M. C., & Ferreira Mocrosky, L. (2023). O ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma visão histórica e a perspectiva montessoriana. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/555

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica