AVALIAÇÃO E ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Um Estudo nas Escolas Primárias do Paraná (1920-1960)
Palavras-chave:
Avaliação, Escola Nova, Erro, História da educação matemáticaResumo
Este artigo é fruto de estudos realizados no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Paraná - GHEMAT PR e Projeto de Iniciação Científica para estudantes EAD da PUCPR. Tem como objetivo identificar as estratégias avaliativas implementadas nas escolas primárias paranaense para promover um ambiente onde os erros sejam vistos como oportunidades de aprendizado e, por meio de levantamento de referenciais teóricos-metodológicos, compreender as principais práticas associados a construção da história da educação matemática. A pesquisa documental contou com o arcabouço teórico-metodológico na perspectiva da História Cultural. Os resultados revelam a adoção de critérios e processos que garantem a objetividade na avaliação do desempenho escolar, contribuindo para o controle e eficácia da aprendizagem. No entanto, as práticas adotadas durante o estudo, embasadas nos princípios científicos da Pedagogia da Escola Nova, sugerem que trouxeram elementos relevantes para a cultura escolar. Esses elementos incluem a medição precisa da aprendizagem, o registro de observações sobre o aprendizado e os erros cometidos pelos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizado a partir dos erros.
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