AVALIAÇÃO E ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Um Estudo nas Escolas Primárias do Paraná (1920-1960)

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Escola Nova, Erro, História da educação matemática

Resumo

Este artigo é fruto de estudos realizados no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Paraná - GHEMAT PR e Projeto de Iniciação Científica para estudantes EAD da PUCPR. Tem como objetivo identificar as estratégias avaliativas implementadas nas escolas primárias paranaense para promover um ambiente onde os erros sejam vistos como oportunidades de aprendizado e, por meio de levantamento de referenciais teóricos-metodológicos, compreender as principais práticas associados a construção da história da educação matemática. A pesquisa documental contou com o arcabouço teórico-metodológico na perspectiva da História Cultural. Os resultados revelam a adoção de critérios e processos que garantem a objetividade na avaliação do desempenho escolar, contribuindo para o controle e eficácia da aprendizagem. No entanto, as práticas adotadas durante o estudo, embasadas nos princípios científicos da Pedagogia da Escola Nova, sugerem que trouxeram elementos relevantes para a cultura escolar. Esses elementos incluem a medição precisa da aprendizagem, o registro de observações sobre o aprendizado e os erros cometidos pelos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizado a partir dos erros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil

Luiz Carlos Palu Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Referências

Albuquerque, I. (1951). Metodologia da matemática. Conquista.

Brasil (1955). Matemática na escola elementar. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.

Cecílio, W. A. G. (2018). Avaliação da Matemática Escolar: Contribuições da Pedagogia da Escola Nova. (Tese em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006c/00006c28.pdf

Felisberto, L. G. S. (2019). A Pedagogia da Escola Nova e a concepção de concreto: o ensino dos saberes elementares matemáticos no paraná (1920-1960). (Tese em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006c/00006c28.pdf

Fernandes, Z. D. (1945). Caderno de Metodologia da Escola de Professores de Curitiba.

Gali, A. (1931). Conceito da medida do trabalho escolar. Revista Escola Nova. São Paulo, v. II, n. 3/4, mar/abr. https://repositorio.ufsc. br/xmlui/handle/123456789/130241

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação. n.1, p. 10-42, jan./jun.

Lourenço Filho, Hildebrand A. (1931). Os Testes. Revista Escola Nova. São Paulo, v. II, n. 3/4, mar/abr. https://repositorio.ufsc.br/ xmlui/handle/123456789/130241

Luckesi, C. C. (2002). Avaliação da Aprendizagem escolar: estudo e proposições. 14ª Ed. São Paulo: Cortez.

Macedo, I. G. (1946). Medidas de aproveitamento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. IX, n. 24, set./out. http://rbep.inep.gov.br/ index.php/rbep/issue/archive?issuesPage=3#issues>. Acesso em: 15 ago. 2017.

Pinto, N. B. (1998). O erro como estratégia didática no ensino da matemática elementar. (Tese em Educação. Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-12022015-151819/pt-br.php#:~:text=Esta%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20procura%20compreender%20a%20fun%C3%A7%C3%A3o%20do%20erro,aula%20de%20uma%204%C2%AA%20s%C3%A9rie%20do%20ensino%20fundamental.

Pressey, S. L.; Pressey, L. C. (1931). Técnica do emprego dos testes. Revista Escola Nova, São Paulo, v. II, n. 3/4, mar./abr. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130241

Proença, A. F. (1930). Erros no ensino de Aritmética. Revista de Educação. São Paulo, Anno III, v. XI, n. 2. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99723

Röhrs, H. (2010). Maria Montessori. In Danilo Di Manno de Almeida Maria Leila Alves (org.). Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. Colecao-Educadores-MEC.pdf (netmundi.org)

Salsa, I. S. S. (2010). O erro produzido pelo aluno no contexto pedagógico: uma luz ou uma pedra no meio do caminho. (Tese em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19541

Santos, L. R. (1958). Prova de Aritmética. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169123

Santos, L. R. (1959). Caderno de Aritmética. https://repositorio. ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169122

Santos, L. R. (1959). Prova de Aritmética. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169121

Santos, T. M. (1960). Manual do professor primário. 8ª Edição. Companhia Editora Nacional. Retirado em 15 de junho, 2023, de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163655

Souza, N. A.; Sibila, M. C. C. & Correia (2013). Do erro como fracasso ao erro como possibilidade de superação de dificuldades. Imagens da Educação. v. 3, n. 3, p. 51-61. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/21959

Souza, S. S. S. (2002). Erros em matemática um estudo diagnóstico com alunos de 6ª série do ensino fundamental. (Dissertação em Educação). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Thorndike, E. L. (1936). A nova metodologia da Aritmética. Globo. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116412>. Acesso em: 20 jun. 2016.

Trajano, A. (1922). Arithmetica Elementar Illustrada. 92a. Edição. Livraria Francisco Alves. Retirado em 15 de junho, 2023, de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105107

Viñao Frago, A. (2001). ¿Fracasan las reformas educativas? La respuesta de un historiador. Educação no Brasil: história e historiografia., SBHE/Autores Associados. p. 21-52. Campinas.

Westbrook, R. B. & Teixeira, A. (2010). John Dewey. In José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues (org.). Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. Colecao-Educadores-MEC.pdf (netmundi.org)

Downloads

Publicado

2023-08-05

Métricas


Visualizações do artigo: 199     PDF downloads: 77

Como Citar

Cecílio, W. A. G., & Palu Junior, L. C. (2023). AVALIAÇÃO E ERRO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Um Estudo nas Escolas Primárias do Paraná (1920-1960). Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/575

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica