UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo

Autores

Palavras-chave:

Erros em matemática, Ambiente de verdades provisórias, Problematização, Investigação matemática

Resumo

Apresenta-se uma releitura e reescrita de artigo publicado há 36 anos: “Erros: Mentiras que parecem Verdades ou Verdades que parecem Mentiras”. O foco deste artigo é o que chamamos de “aproveitamento didático dos erros”, a partir dos pressupostos de epistemólogos e filósofos da matemática e da educação matemática, bem como de educadores que têm a didática como foco e que se dedicaram a interpretar respostas de alunos a questões matemáticas. São exibidos cenários que podem contribuir para a mudança de determinadas situações em sala de aula, oferecendo um caminho em que o “erro” possa ser explorado como um objeto de conhecimento, estratégia ou concepção que pode ser entendida e lapidada. Por trás dos cenários aqui descritos estão pressupostos matemáticos e filosófico-epistemológicos sobre a natureza do conhecimento, bem como uma experiência que aposta em estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem da matemática.

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Biografia do Autor

Antonio José Lopes, Arco Escola-Cooperativa

Doutor em Didática da Matemática pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM) e professor da Arco Escola-Cooperativa

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Publicado

2023-08-12

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Como Citar

Lopes, A. J. (2023). UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica