UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo

Autores

Palavras-chave:

Erros em matemática, Ambiente de verdades provisórias, Problematização, Investigação matemática

Resumo

Apresenta-se uma releitura e reescrita de artigo publicado há 36 anos: “Erros: Mentiras que parecem Verdades ou Verdades que parecem Mentiras”. O foco deste artigo é o que chamamos de “aproveitamento didático dos erros”, a partir dos pressupostos de epistemólogos e filósofos da matemática e da educação matemática, bem como de educadores que têm a didática como foco e que se dedicaram a interpretar respostas de alunos a questões matemáticas. São exibidos cenários que podem contribuir para a mudança de determinadas situações em sala de aula, oferecendo um caminho em que o “erro” possa ser explorado como um objeto de conhecimento, estratégia ou concepção que pode ser entendida e lapidada. Por trás dos cenários aqui descritos estão pressupostos matemáticos e filosófico-epistemológicos sobre a natureza do conhecimento, bem como uma experiência que aposta em estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José Lopes, Arco Escola-Cooperativa

Doutor em Didática da Matemática pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM) e professor da Arco Escola-Cooperativa

Referências

Bachelard, G. (2004). “Ensaio sobre o conhecimento aproximado” Rio de Janeiro: Contraponto.

Borasi, R. (1987). “Alternative perspectives on the Educational Uses of errors". In: Anais da 39° . CIEAEM, 1987, Sherbrooke, CN. Rôle de L'Erreur dans L'Apprentissage et L'Enseignement de la Mathématique. (42-47). Sherbrooke: Les Éditions de L´Université de Sherbrooke.

Brousseau, G. (1983), Les obstacles épistémologiques et les problèmes en matematiqués. Recherche en Didactique de Mathématiques. Vol. 4. Núm. 2. Grenoble : La Pensée Sauvage.

Calvino, Í. (1993) “Por que ler um Clássico. São Paulo : Companhia das Letras.

Cury, H. N. (2007) “Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos”. Belo Horizonte: Autêntica.

Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Lakatos, I. (1978). A Lógica do Descobrimento Matemático: Provas e Refutações, Orgs. Worral, J e Zahar, E (trad. Nathanael C. Caixeiro). Rio de Janeiro: Zahar.

Lins, R. C. (1994). O modelo teórico dos Campos Semânticos: Uma análise epistemológica da álgebra e do pensamento algébrico. Dynamis, Blumenau. V.1, n.7, p-29-39, abr/jun 1994.

Lins, R. C. (2012). O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações, in Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos. Org. Angelo et alii. São Paulo: Midiograf.

Lopes, A. J. (1985). "Uma Visão sobre o Ensino de Matemáticas Através da Resolução de Problemas e Análise de Erros" - Conferência no Painel da 6ª ,Guadalajara, México.

Lopes, A. J. (1988). “Erreurs: Mensonges qui semblent vérités ou vérités qui semblent » mensonges”. In: Anais da 39° . CIEAEM, 1987, Sherbrooke, CN. Role de L'Erreur dans L'Apprentissage et L'Enseignement de la Mathematique. (440-443). Sherbrooke: Les Éditions de L´Université de Sherbrooke :

Mancera, E. (1998) “Errar es un placer: El uso de los errores para el desarrollo del pensamiento matemático”. Ciudad de México: Grupo Editorial Iberoamérica.

Schoenfeld, A. H. (1985) Mathematical Problem Solving, Orlando: Academic Press.

Downloads

Publicado

2023-08-12

Métricas


Visualizações do artigo: 165     PDF downloads: 43

Como Citar

Lopes, A. J. (2023). UMA RELEITURA SOBRE O APROVEITAMENTO DIDÁTICO DE ERROS EM MATEMÁTICA: reescrever é escrever, reler é ler de outro modo. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/577

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica