ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.646

Palavras-chave:

Valorização dos saberes, Etnomatemática, Sobrevivência e transcendência

Resumo

A valorização de saberes trazidos por diversos grupos inseridos em distintas realidades culturais mostra-se como debate necessário para a construção de uma sociedade mais tolerante e igualitária. Dessa forma, este artigo tem como objetivo identificar entrelaçamentos entre as práticas realizadas por um pescador artesanal na construção e manipulação da rede de malha para a captura do peixe Dourada e as estratégias Matemáticas exploradas na escola. Para melhor alcançar o objetivo traçado, utilizou-se da pesquisa de campo de natureza qualitativa, cujas ferramentas de coleta de dados foram a entrevista não estruturada, o registro de áudio e imagem e o diário de observações. Pautado na abordagem Etnomatemática, as análises permitiram descrever estratégias que o pescador utiliza nas ações de construção e manipulação da rede de malha, de modo a relacionar diversas técnicas utilizadas pelo pescador a objetos de conhecimento da Matemática estruturados no currículo escolar e explorados nas escolas. Assim, por meio de ações pautadas na abordagem Etnomatemática, percebeu-se a possiblidade de evidenciar saberes matemáticos expressados pelos sujeitos em suas atividades reais do dia a dia e mostrar elementos associados aos saberes matemáticos ditos formais, reverberando as múltiplas características que imprimem nessas técnicas e a necessidade de transcender para sobreviver.

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Biografia do Autor

Madson Sanches Brabo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Professor de Matemática da rede estadual de ensino do Pará (SEDUC/PA), Breves, Pará, Brasil.

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Graduação plena em Matemática pela UFPA\campus Cametá(2010), graduação licenciatura em Pedagogia (2012), especialista em Matemática do Ensino Básico (2012) e em Educação Matemática e Ciências para os anos Iniciais do ensino fundamental(2013), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus Universitário Tocantins (Cametá), mestrado em docência em Educação Matemática pelo PPGDOC-IEMCI-UFPA(2016), Doutorado em Educação Matemática pelo PPGECM\ IEMCI /UFPA (2019). Possui estágio de pós-doutoramento em educação matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP(2024). Possui experiência como professora de educação básica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental(2007-2022), em turmas regulares(cidade) e multisseriados em escolas localizadas no campo e Educação de Jovens e Adultos -EJA . Possui experiência com formação continuada para professores(as) para os iniciais do ensino fundamental no âmbito do projeto Pró-letramento em Matemática (2008-2009). Na formação inicial, atuou como Tutora no curso de Licenciatura em Matemática - Modalidade à Distância pela Universidade Federal do Pará (UFPA)\UAB\ Cametá na área de Educação Matemática (2011-2013). Professora formadora, pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Professora substituta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no período de (2014-2016). Atualmente Professora adjunta I no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA/UNIFESSPA\Faculdade de ciências exatas. È Vice coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas das práticas etnomatemáticas na Amazônia-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba. Professora permanente no mestrado em docência em educação matemática e ciências, do programa de pós graduação em educação matemática e ciências -PPGDOC, do Instituto de Educação Matemática e Científica- IEMCI/UFPA.

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Publicado

2024-10-20

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Como Citar

Brabo, M. S., & Silva, R. L. da. (2024). ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–19. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.646

Edição

Seção

Artigos