O Fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos três mundos da Matemática.

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.649

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial, ENCONAM, Educação Profissional

Resumo

Durante o final do século XX, o currículo das Escolas Técnicas Federais (ETFs) já estava notadamente diferente daquele restrito às práticas profissionais, tendo assumido também uma função preparatória para o ingresso à Universidade. Em vista dessa mudança de currículo, que afastava a instituição de seu propósito profissionalizante, pode-se observar um incômodo entre diversos professores de matemática ativos durante o período. Nessa situação, surgem os movimentos “Encontros Nacionais de Professores de Matemática das Escolas Técnicas Federais” - ENCONAM, que possuíam o objetivo de discutir novos métodos para o ensino de matemática nas ETFs. Como fruto desses encontros, 11 textos voltados para o ensino de matemática nessas instituições são publicados, sendo um deles voltado para o conteúdo de limites e derivadas, tema atualmente restrito a alguns dos cursos técnicos. Usando como base as teorias dos Três Mundos da Matemática, Pensamento Matemático Elementar (PME) e Pensamento Matemático Avançado (PMA), de David Tall, essa pesquisa analisa a metodologia de ensino usada no fascículo do ENCONAM. É possível identificar uma apresentação intuitiva dos conceitos iniciais de Cálculo através de uma apresentação corpórea e simbólica, permitindo o estabelecimento de uma base de conhecimento e uma transição entre o PME e o PMA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gontijo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Estudante do curso técnido de Redes no CEFETMG.

Ruda Dantas Ruoso Brandão, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Estudante do Ensino Médio do curso de Redes no CEFETMG. 

Marcela Richele Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha (2002), mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2009) e doutorado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018). Atualmente é professor adjunto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de ensino de Matemática nos níveis médio e superior, pesquisa em Matemática Aplicada e Educação Matemática.

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, CEFET MG

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP), orientando dissertações na linha de pesquisa de História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. Atua como Editor Associado da Revemop - Revista de Educação Matemática de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática e Etnomatemática.

Referências

Chamon, C. S., & Nascimento, A. O. (2011). Inventário do acervo da Escola de Aprendizes e Artífices de Minas Gerais: 1910-1943. Belo Horizonte (MG): CEFET MG.

Ferreira, S. F., Laudares, J. B., Vieira, L. G., Coimbra, P. C. R., & Lopes, V. P. (1991). Matemática para Escolas Técnicas Industriais e Centro de Educação Tecnológica - Limites e Derivadas. Belo Horizonte (MG): CEFET MG.

Fonseca, N. L., Lara, O. G. A., Pagani, E. M. L., & Oliveira, D. P. (2024). A Indeterminações nos materiais didáticos do CEFET-MG: um estudo histórico de 1970 aos tempos atuais. Intermaths, 5(1), 131-144. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14965 DOI: https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14965

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). São Paulo: Atlas.

Maciel, A. R. B., & Sá, L. C. (2020). Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 114–133. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635. Acesso em: 22 de agosto de 2023. DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12635

Oliveira, D. P. A., Pagani, E. M. L., & Teixeira, A. C. (2023). O ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas Prescrições Curriculares para o Ensino Médio Técnico no CEFET MG. In XVI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, Lima, Peru (pp. 86-93).

Silva, C. M. S. da. (2023). Limites: uma breve passagem nos livros brasileiros do Ensino Secundário. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, 5, 1–25. https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/87. Acesso em: 10 de novembro de 2023. DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87

Silva, C. M. S. da. (2023a). A função derivada em livros didáticos para o Ensino Secundário. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, 5, 1–19. https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.126. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/126. Acesso em: 10 de novembro de 2023. DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.126

Tall, D. O. (1995). The Psychology of Advanced Mathematical Thinking. In D. O. Tall (Ed.), Advanced Mathematical Thinking (pp. 3-20). New York: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1007/0-306-47203-1_1

Tall, D. O. (2013). How humans learn to think mathematically: Exploring the three worlds of mathematics. New York: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139565202

Tall, D. O. (2020a). Making sense of mathematical thinking over the long term: The framework of three worlds of mathematics and new developments. Warwick: The University of Warwick.

Tobies, R. (2019). Felix Klein: Visionen für Mathematik, Anwendungen und Unterricht. Berlim: Springer Spektrum-Verlag. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-662-58749-2

Torrente, C. R., & Reis, F. da S. (2023). A mobilização de processos do Pensamento Matemático Avançado na resolução de questões da OBMEP. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(2), 1-22. DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3384

Downloads

Publicado

2024-10-06

Métricas


Visualizações do artigo: 50     PDF downloads: 23

Como Citar

Gontijo Ferreira, R., Ruoso Brandão, R. D., Richele Ferreira, M., & Azevedo Oliveira, D. P. (2024). O Fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos três mundos da Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–18. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.649

Edição

Seção

Artigos