Formação de Professores na Amazônia: uma perspectiva decolonial

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.661

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Matemática, Decolonialidade

Resumo

Este texto apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, tendo como teoria e metodologia a perspectiva decolonial com interlocução de autores do ensino da matemática. Foi realizando um questionário pelo google forms para os professores de matemática e que ensinam matemática em formação inicial e continuada, na cidade de Belém do Pará.  Tendo como objetivo dialogar a formação de professores que ensinam matemática em seu processo formativo, com o intuito de compreender o que revelam as formações de professores na Amazônia, sendo suleada a partir da seguinte questão de pesquisa: Quais são as principais características das formações de professores de matemática baseadas na perspectiva decolonial? Desse modo, buscamos evidenciar a formação de professores/as na Amazônia, dialogando a partir da decolonialidade como possibilidade de resistir no processo formativo que silencia as diversidades e o contexto da região amazônica. Assim, propomos uma formação de professores sob uma perspectiva decolonial não com intuito de substituir o conhecimento matemático tradicional, mas sim complementar e enriquecer com diferentes perspectivas culturais, sociais e históricas, reconhecendo a diversidade de conhecimentos matemáticos existentes nas diferentes formas de conhecimento e práticas matemáticas não ocidentais, que foram historicamente marginalizadas e subalternizadas.

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Biografia do Autor

Elida de sousa peres, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Endereço para correspondência: UFPA: Rua Augusto Correa S/N, Guamá, Belém, Pará, 66075-110. E-mail: elida.peres@iemci.ufpa.br.

Elizabeth Gomes Souza, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. Docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: UFPA: Rua Augusto Correa S/N, Guamá, Belém, Pará.

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

de sousa peres, E., & Gomes Souza, E. (2024). Formação de Professores na Amazônia: uma perspectiva decolonial. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–18. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.661

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS