A formação de professores na Licenciatura em Matemática: um olhar para os fóruns da Sbem
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.669Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Formação de Professores, LegislaçãoResumo
Este estudo analisa as concepções de formação de professores a partir dos documentos produzidos para as oito edições do Fórum Nacional de Formação Inicial do Professor que Ensina Matemática. Tem como objetivo identificar, nesses documentos, quais as mudanças e quais as permanências nas concepções sobre formação inicial de professores de matemática e sobre qual matemática privilegiar em uma Licenciatura em Matemática. Constata-se que a discussão sobre o lugar da matemática na licenciatura ainda é predominante, mas outras temáticas vêm sendo agregadas às discussões, a partir de novas legislações e da própria ampliação das modalidades de licenciatura, como: campo, indígena e quilombola. Também são agregadas as discussões sobre programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a Residência Pedagógica, que, embora não sejam voltados a todos os graduandos, têm contribuído para a inserção do futuro professor no cotidiano escolar. As duas últimas edições foram marcadas pelas discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais: a de 2015 e a de 2019 (BNC-Formação).
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