A formação de professores na Licenciatura em Matemática: um olhar para os fóruns da Sbem

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.669

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Formação de Professores, Legislação

Resumo

Este estudo analisa as concepções de formação de professores a partir dos documentos produzidos para as oito edições do Fórum Nacional de Formação Inicial do Professor que Ensina Matemática. Tem como objetivo identificar, nesses documentos, quais as mudanças e quais as permanências nas concepções sobre formação inicial de professores de matemática e sobre qual matemática privilegiar em uma Licenciatura em Matemática. Constata-se que a discussão sobre o lugar da matemática na licenciatura ainda é predominante, mas outras temáticas vêm sendo agregadas às discussões, a partir de novas legislações e da própria ampliação das modalidades de licenciatura, como: campo, indígena e quilombola. Também são agregadas as discussões sobre programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a Residência Pedagógica, que, embora não sejam voltados a todos os graduandos, têm contribuído para a inserção do futuro professor no cotidiano escolar. As duas últimas edições foram marcadas pelas discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais: a de 2015 e a de 2019 (BNC-Formação).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilvana Moreti Ferreira Rosa, Universidade São Francisco (USF)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. E-mail: nilvanamoreti@hotmail.com.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. É docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (linha de pesquisa Formação de professores, trabalho docente e práticas educativas) e no curso de Pedagogia. Atualmente exerce a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação (biênio 2024-2025). Atuou em funções como: coordenadora do Programa de Pós-graduação USF (2004-2006); coordenadora de um Programa Minter USF/FAE (2006-2008); coordenadora do Programa de Iniciação Científica USF (2010-2011); coordenadora do GT7 Formação de Professores/SBEM (2003-2006); coordenadora do GT19 Educação Matemática/Anped (2008-2009); membro do comitê científico da Anped (2011-2015); editora da Revista Horizontes (2014-2023). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM). É pesquisadora produtividade/CNPq, nível E.

Referências

Fanfani, E. T. (2007, maio-agosto). Consideraciones sociologicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, 28(99), 335-353. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200003

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3.a ed.). Artmed; Bookman.

Gatti, B. A. (2021). Formação de professores no Brasil: políticas e programas. Paradigma, 42, 1-17. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-17.id1044

Gatti, B. A., & Barretto, E. S. S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. Unesco.

Gomes, M. L. M. (2014). Os 80 anos do primeiro curso de Matemática brasileiro: em busca de sentidos para uma comemoração relativa à formação de professores no Brasil. V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. Anais... Londrina: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Gonçalves, E. H., & Fiorezi, F. (2020). As implicações metodológicas para a formação docente da abordagem de Tecnologias Digitais em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Educação Matemática Pesquisa, 22(1), 558-583. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p558-583

Hypolito, Á. M. (2021, julho-setembro). Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Revista Práxis Educacional, 17(46), 35-52. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8915

Moreira, P. C., & Ferreira, A. C. (2013, dezembro). O lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), 27(47), 981-1005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400014

Parecer CNE/CES n.o 1.302, de 6 de novembro de 2001. (2001). Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf

Parecer CNE/CP n.º 5, de 4 de abril de 2006. (2006). Aprecia Indicação CNE/CP n.º 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12921-pcp005-06-pdf&category_slug=abril-2013-pdf&Itemid=30192

Resolução CNE/CP n.o 1, de 18 de fevereiro de 2002. (2002). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf

Resolução CNE/CP n.º 2, de 19 de fevereiro de 2002. (2002). Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf

Resolução CNE/CP n.º 2, de 1 de julho de 2015. (2015). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. (2019). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file

Resolução CNE/CP n.º 4, de 29 de maio de 2024. (2024). Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192

Saviani, D. (2009, janeiro-abril). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143-155. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

Sbem (2007). II Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática Relatório Final. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sbem (2009). III Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. Taguatinga, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sbem (2011). IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sbem (2014). V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. Londrina, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sbem (2016). VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. Anais... Campo Grande: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sbem (2021). VII Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. As Reformas das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática no Contexto Político Brasileiro e as Consequências da Pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sbem (2023). VIII fórum nacional de formação inicial de professores que ensinam matemática. Teresina, PI: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Zeichner, K. M., Saul, A., & Diniz-Pereira, J. E. (2014). Pesquisar e transformar a prática educativa: mudando as perguntas da formação de professores – uma entrevista com Kenneth M. Zeichner. E-Curriculum, 12(3), 2211-2224.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Métricas


Visualizações do artigo: 87     PDF downloads: 37

Como Citar

Rosa, N. M. F., & Nacarato, A. M. (2024). A formação de professores na Licenciatura em Matemática: um olhar para os fóruns da Sbem. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–25. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.669

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS