De um pseudobacharelado à licenciatura plena: ecos de políticas públicas e de concepções docentes

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.714

Palavras-chave:

Fundação Educacional de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Matemática Pura, Bacharelado, Licenciatura

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetivou a constituição de uma história do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru/Universidade Estadual Paulista pela mobilização do referencial teórico metodológico da História Oral. Fazemos uma análise sobre as concepções de Matemática e de formação de professores que permearam as transformações na estrutura do curso, resumidas às modalidades por ele assumidas, quais sejam: licenciatura plena, bacharelado como complementação à licenciatura e licenciatura em Ciências com habilitação. Essa análise é fruto da atribuição de significados às memórias dos nossos colaboradores, pessoas que vivenciaram o curso em tela como estudantes e/ou professores no período tematizado (1969 a 1994). Assim, problematizamos uma concepção dominante de formação de professores que se fundamenta na suficiência do domínio aprofundado do conteúdo matemático, a que está atrelada uma concepção de Matemática arraigada ao preparo dos licenciandos para a pós-graduação em Matemática Pura – concepções essas, limitadas e limitantes, que só viriam a ser contestadas de forma mais consistente com a implementação do projeto pedagógico em 1991, pós incorporação das faculdades mantidas pela Fundação à UNESP, em uma esteira de embates e tensões.

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Biografia do Autor

Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen, Faculdade de Ciências

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (bolsista CNPq desde 01/05/2024 e bolsista CAPES de 01/03/2020 a 31/07/2022) e licenciada em Matemática (2019, bolsista Reitoria) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Possui Especialização em Ciências Forenses (2017) e bacharelado em Engenharia Química (2015), ambos pela Universidade do Sagrado Coração (USC). É membro participante do GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática (setembro/2018 - atual). Tem interesse em: Educação Matemática, História da Educação Matemática, História Oral e formação de professores

Maria Ednéia Martins, Faculdade de Ciências

Mãe do Filipe. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Bauru (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Rio Claro (2007) e (2012), respectivamente. Membro participante e vice-lider do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Professora associada (livre docente) do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, ambos da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Bauru. Membro do CEP-FC - Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências-Unesp. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, história da educação matemática e da formação de professores, análise de livros didáticos e educação rural.

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Publicado

2025-05-21

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Como Citar

Johansen, M. C. B. C., & Martins, M. E. (2025). De um pseudobacharelado à licenciatura plena: ecos de políticas públicas e de concepções docentes. Revista De História Da Educação Matemática, 11, 1–21. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.714

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