De um pseudobacharelado à licenciatura plena: ecos de políticas públicas e de concepções docentes
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.714Palavras-chave:
Fundação Educacional de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Matemática Pura, Bacharelado, LicenciaturaResumo
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetivou a constituição de uma história do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru/Universidade Estadual Paulista pela mobilização do referencial teórico metodológico da História Oral. Fazemos uma análise sobre as concepções de Matemática e de formação de professores que permearam as transformações na estrutura do curso, resumidas às modalidades por ele assumidas, quais sejam: licenciatura plena, bacharelado como complementação à licenciatura e licenciatura em Ciências com habilitação. Essa análise é fruto da atribuição de significados às memórias dos nossos colaboradores, pessoas que vivenciaram o curso em tela como estudantes e/ou professores no período tematizado (1969 a 1994). Assim, problematizamos uma concepção dominante de formação de professores que se fundamenta na suficiência do domínio aprofundado do conteúdo matemático, a que está atrelada uma concepção de Matemática arraigada ao preparo dos licenciandos para a pós-graduação em Matemática Pura – concepções essas, limitadas e limitantes, que só viriam a ser contestadas de forma mais consistente com a implementação do projeto pedagógico em 1991, pós incorporação das faculdades mantidas pela Fundação à UNESP, em uma esteira de embates e tensões.
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