SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)

Autores

  • ANDREIA FERNANDES DE SOUZA deianandes@hotmail.com
    unifesp

Palavras-chave:

Métodos de ensino, Problemas de aritmética, Revistas Pedagógicas

Resumo

Este texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Métricas


Visualizações do artigo: 511     PDF downloads: 330

Como Citar

SOUZA, A. F. D. (2017). SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920). Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática