PROBLEMAS ARITMÉTICOS: do controle da atividade a atividade de controle (São Paulo, 1870-1960)

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Palavras-chave:

Problemas Aritméticos., Movimento da Escola Nova;, Método Intuitivo;, Corpos Dóceis;

Resumo

O objetivo deste texto é perceber relações entre a pesquisa de Souza (2021), que traz contribuições a partir da trajetória dos problemas aritméticos, com os estudos presentes em Foucault (2014) sobre os corpos dóceis. A tese de Souza (2021) analisou os problemas aritméticos em diferentes documentos escolares que circularam no estado de São Paulo nos séculos XIX e XX. Foucault (2014) investigou a história das prisões na França desde os seus castigos espetacularizados de extrema violência corporal, até as punições fechadas e o panoptismo. Na segunda metade do século XVIII, disciplinar o corpo nos detalhes era a ferramenta para transformar os corpos livres em soldados treinados. Observamos que os problemas aritméticos podem ser caracterizados como atividades de controle da aprendizagem que estão presentes na escola, passando de apenas um tipo de atividade para ensinar transformando-se em elemento de uma atividade de controle da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Andreia Fernandes de Souza, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação (SME), São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247, sala 309, Vila Clementino, São Paulo, SP, Brasil CEP: 04037-004. E-mail: deianandes@hotmail.com.

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Publicado

2023-10-02

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Como Citar

Souza, A. F. de. (2023). PROBLEMAS ARITMÉTICOS: do controle da atividade a atividade de controle (São Paulo, 1870-1960). Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–11. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/583

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Artigos