A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um panorama das pesquisas apresentadas no XI Encontro Nacional de Educação Matemática

  • Reginaldo Rodrigues da Costa PUC-PR
Palavras-chave: História da Educação Matemática, ENEM, Produção de Conhecimento., Estado da Arte ou do Conhecimento

Resumo

A História da Educação Matemática vem se reafirmando como campo de pesquisa e produção de conhecimento, considerando isto, este estudo tem como objeto de pesquisa a produção de conhecimento dessa área apresentada e divulgada no XI Encontro Nacional de Educação Matemática realizado no ano de 2013 em Curitiba. O objetivo é apresentar um panorama das pesquisas realizadas sob essa perspectiva que foram agrupadas no Eixo História da Educação Matemática nos Anais do XI ENEM, totalizando setenta e um trabalhos. A partir da leitura dos resumos foram estabelecidas as categorias de análise: recorte temporal, personagens e educadores matemáticos, instituições, metodologia, conteúdos matemáticos, fontes e níveis de ensino. A partir dos dados foi possível perceber que os trabalhos contemplam desde o período colonial até os dias atuais, mas a maioria das pesquisas concentra-se nas décadas de 1950 e 1960. Os personagens considerados nas pesquisas foram intelectuais e matemáticos conhecidos internacionalmente e também educadores matemáticos brasileiros, bem como, sua produção intelectual. As instituições investigadas são: colégios ou ginásios, instituições de ensino superior e centros de formação de professores. As metodologias empregadas têm forte relação com a perspectiva da nova história, mais especificamente com a História Cultural. Os conteúdos matemáticos com maior ênfase no ensino primário estão relacionados com a aritmética, a geometria e o desenho geométrico. A diversidade de fontes é observada, pois, são utilizados documentos oficiais, livros didáticos, arquivos pessoais, fotos, imagens, etc. E em relação aos níveis de ensino, o grau primário é o que apresenta maior número de investigações. Diante do estudo, pode-se perceber o quanto a História da Educação Matemática vem contribuindo com a pesquisa em História, em História da Educação e também com a Educação se preocupando em consolidar-se numa área produtiva e ao mesmo tempo contribuindo com a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Rodrigues da Costa, PUC-PR
Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Campus Curitiba

Referências

Anais do XI Encontro de Educação Matemática(2013). Educação matemática–Retrospectivas e Perspectivas. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/Regional Paraná –Guarapuava, Pr.

Ens, R.T; Romanowski, J.P.(2006).As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional(PUCPR), v. 6: 19, p. 37-50.

Garnica, A.V.M.(org.).(2016).Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. SãoPaulo: Livraria da Física.

Guedes,E.M.(2000).Curso de metodologia científica. Curitiba: HD LIVROS EDITORA.

Mendes, I. A.(2012). Pesquisas em história da Educação Matemática no Brasil em três dimensões.QUIPU -Revista Latinoamericana de Historia de las Ciencias y la Tecnología, v. 14, p. 69-92.

Moreira, H.; Caleffe, L. G.(2006).Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador.Rio de Janeiro: DP&A.

Valente, W.R.(2005).A matemática escolar: epistemologia e história. Educação em Questão.Natal, RN, v. 23, n.9, p. 16-30.

Valente, W.R.(2007).História da Educação Matemática:interrogações metodológicas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2, p. 28-49, 2007.

Valente, W. R. (2008). Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetike (UNICAMP), v. 16, p. 149-171.

Valente, W.R. (2011). A educação matemática e os estudos históricos comparativos: de sua legitimidade à sua viabilidade. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, v. 1. p. 12-23.

Villela, L. M. A.;Duarte, A. S. R. (2013). Arquivos Pessoais, Escolares e Institucionais como Fontes de Pesquisa Histórica.Educação Matemática Pesquisa(Online), v. 26, p. 309-317.

Vosgerau, D. S. R.;Romanowski, J. P.(2014).Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n.41, p. 165-189, jan./abr.

Publicado
2017-10-12
Métricas
  • Visualizações do Artigo 497
  • PDF downloads: 70
Como Citar
Costa, R. (2017). A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um panorama das pesquisas apresentadas no XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/157