OS CADERNOS DE NORMALISTA NO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970: sinais e vestígios de como ensinar a matemática

Autores

  • Reginaldo Rodrigues da Costa reginaldo.costa@pucpr.br
    PUC-PR
  • Wagner Alexandre do Amaral wagamaral@hotmail.com
    Professor da SEED - PR

Palavras-chave:

Formação de professore, Ensino de Matemática, Curso Normal

Resumo

Este texto apresenta dados parciais de uma investigação sobre os conhecimentos sobre o ensino de matemática na formação de professores da escola normal e/ou no magistério de 2º grau no período de 1970 a 1990. A análise de vestígios das orientações de como a matemática deveria ser tratada nas séries iniciais a partir de dois cadernos de uma aluna que frequentou o curso normal na década de 1970. A partir dessas fontes e sua triangulação com programas de ensino e orientações da Secretaria da Educação do Estado do Paraná, foi possível observar que os conteúdos, os objetivos de ensino, os recursos, as atividades de aprendizagem, a ação do professor e do aluno se aproximam das orientações oficias paranaenses na década de 1970. Além disso, ao observar os cadernos foi possível identificar um forte traço da abordagem tecnicista sobre a elaboração da prática pedagógica, seja em relação à aluna no curso normal, como também na condução da prática a ser desenvolvida na escola de aplicação.

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Biografia do Autor

Wagner Alexandre do Amaral, Professor da SEED - PR

Bacharel e Licenciado em Matemática, professor da SEED PR, Professor PDE

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Publicado

2017-06-06

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Como Citar

Costa, R. R. da, & Amaral, W. A. do. (2017). OS CADERNOS DE NORMALISTA NO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970: sinais e vestígios de como ensinar a matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/137

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática