QUASE-MEMÓRIA: redizeres sobre a relação entre História e Educação Matemática

Autores

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica vgarnica@fc.unesp.br
    UNESP

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Memórias de pesquisa, Formação de professores, Historiografia, Metodologia de pesquisa

Resumo

Trazendo como exemplos trabalhos específicos, o artigo é uma narrativa de memória do autor sobre suas práticas de pesquisa na relação entre História e Educação Matemática, apresentando alguns princípios que têm norteado essas suas experiências. Trata de defender a produção coletiva de conhecimento, a abordagem da História do Presente, a reflexão metodológica contínua para, ao final, discutir o lugar da História da Educação Matemática em programas de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP

Docente do Departamento de Matemática da UNESP-Bauru e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru).

Downloads

Publicado

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 412     PDF downloads: 105

Como Citar

Garnica, A. V. M. (2018). QUASE-MEMÓRIA: redizeres sobre a relação entre História e Educação Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/196

Edição

Seção

Artigos