ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos

Autores

  • Bruno Alves Dassie badassie@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Livros didáticos, Metodologia, Práticas de leitura

Resumo

Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 769     PDF downloads: 241

Como Citar

Dassie, B. A. (2018). ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)