POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FRAÇÕES A PARTIR DA RÉGUA DE CARPINTEIRO CONTIDA NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Frações., Régua de Carpinteiro., História da Matemática.

Resumo

A História da Matemática se constituiu, ao longo do tempo, como uma área de estudo com objeto e metodologia própria e, vinculada à Educação Matemática, disponibiliza recursos a serem incorporados no Ensino Básico e Superior. Dentre esses recursos, situam-se as fontes históricas, em particular, as que estão relacionadas às matemáticas práticas dos séculos XVI e XVII, visto que elas apresentam um saber-fazer de conhecimentos pouco disponibilizados em materiais publicados de História da Matemática. Entre essas fontes, tem-se o tratado A Booke Named Tectonicon, de Leonard Digger, datado de 1556, que traz a construção da régua de carpinteiro (carpeters ruler), da qual emergem conceitos relacionados a frações. Dessa forma, o estudo visa a apresentar uma discussão sobre as possibilidades didáticas para o ensino de frações por meio da graduação da régua de carpinteiro. Para isso, foi realizada uma metodologia qualitativa de cunho documental, fazendo-se uma tradução e uma leitura do tratado original, para, através de um tratamento didático, possibilitar discussões em torno do ensino de frações. A partir disso, foi possível observar que o processo de graduação da régua de carpinteiro, sob o olhar para a sala de aula, mobiliza conceitos relacionados a frações, dentre eles, destacam-se a definição de frações (relação parte e todo), os tipos de frações (própria, imprópria, mista ou aparente) e as operações com frações. Assim, a sua inserção na sala de aula pode contribuir com o processo de construção de conhecimento e auxiliar a articulação entre a história e o ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Sabrina de Sousa Paulino, Universidade Estadual do Ceará

É graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

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Publicado

2021-09-30

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Como Citar

Pereira, A. C. C. ., & Paulino, . S. de S. (2021). POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FRAÇÕES A PARTIR DA RÉGUA DE CARPINTEIRO CONTIDA NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–19. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/418

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais