OS EXAMES DE ARITMÉTICA NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO DO PARANÁ (1900-1960)

Autores

  • Lidiane Gomes dos Santos Felisberto lidianegsfelisberto@gmail.com
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-PR

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Exames Escolares, Ensino Primário

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as prescrições referentes aos exames escolares do ensino primário na legislação paranaense do período de 1900 a 1960, atentando-se aos saberes aritméticos. A investigação, orientada pela História Cultural, tem como conceitos norteadores o de cultura escolar (Julia, 2001) e de representação (Chartier, 1990). Para a análise, além dos documentos legais, foram considerados os periódicos oficiais das décadas de 1940 e 1950. O estudo revela que em todo o período analisado a Aritmética era componente importante da cultura escolar, cobrada nos exames finais de todas as séries/anos. O conjunto dos textos legais indica que até a década de 1940 os exames eram condicionados pela organização da escola, mas que posteriormente os exames ganharam posição de destaque se tornando importantes instrumentos para direcionar o trabalho pedagógico e a própria organização escolar. Neste período, as representações em torno dos exames mudaram significativamente no Paraná pela crescente valorização da objetividade nos processos de verificação do aproveitamento escolar. Estas mudanças acompanharam o movimento nacional liderado pelo INEP e se concretizaram nas ações promovidas pelo CEPE, o qual fazia uso dos resultados dos exames para classificar os alunos em classes homogêneas e comprovar a eficiência do programa de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-PR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-PR.

Downloads

Publicado

2018-10-20

Métricas


Visualizações do artigo: 251     PDF downloads: 77

Como Citar

Felisberto, L. G. dos S. (2018). OS EXAMES DE ARITMÉTICA NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO DO PARANÁ (1900-1960). Revista De História Da Educação Matemática, 4(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/215

Edição

Seção

Artigos