UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Narrativa, Formação de Professores

Resumo

Neste artigo, discute-se a produção de uma narrativa de vida de uma professora da Educação Básica, em um ambiente on-line, buscando produzir afetos na formação de professores e pesquisadores em Educação Matemática. Um encontro entre professores. Uma entrevista. Uma narrativa. Foi nesse espaço que se compôs uma narrativa de um viver a educação como formação. Uma aula em meio ao contexto de uma pandemia, em que novas formas de produzir conhecimento ganharam movimento e prática. O espaço da aula mediado pelo aplicativo Google Meet e, a partir dele, novas possibilidades, afinal: o que pode uma narrativa realizada em uma disciplina oferecida de forma on-line? Como produzir afetos, quando uma pandemia impõe distâncias? Baseado neste exercício, entende-se ser possível abrir caminhos para utilizar as ferramentas tecnológicas on-line para a produção de narrativas. Se o contato físico não se faz possível, cabe inventar outros modos de interagir e produzir conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Oliveira Daniel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande. MS, Brasil. E-mail: lilian.daniel@ufms.br

Carla Regina Mariano da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Julio de Mesquista Filho (UNESP-Rio Claro), 2015. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Groso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

Bruner, J. (2014). Fabricando histórias: direito, literatura, vida. Letras e Voz.

Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida. Nova Escola, 2020. https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/10/competencia-6-trabalho-e-projeto-de-vida

Contreras, J. (2016, jan./abr.). Tener historias que contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, 41(1), 15-40. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6183773.

Cury, F.G., Souza, L. A. de & Silva, H. (2014, ago.). Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática, 28(49), 910-925. https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a23.

Foucault, M. (2007). A arqueologia do saber. Forense Universitária.

Garnica, A.V. (2010). Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, 32(2), 29-42. http://hdl.handle.net/11449/134443.

Gatti, B.A. (2016). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), 1(2), 161-171.

Larrosa, J. (2020). Tremores: escritos sobre experiência. Autêntica.

Ministério da Saúde. O que é COVID-19, 2020. https://coronavirus.saude.gov.br/

Portelli, A. (1997). Ensaios de História Oral. Letras e Voz.

Ribeiro, D. (2019). O que é: lugar de fala?. Letramento.

Rolkouski, E. (2006) Vida de Professores de Matemática – (Im)possibilidades de Leitura. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102138

Rondinelli, P. Frescobol. Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/frescobol.htm

Sarlo, B. (1995). Presentación. In L. Arfuch, La entrevista, uma invención dialógica (pp. 11-15). Paidós.

Silva, C. R. M. da. (2015). Uma, nove ou dez narrativas sobre as Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136764

Silveira, R.M.H. (2002). A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In M. Costa (Org), Caminhos Investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação (pp.117-138). DP&A.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Métricas


Visualizações do artigo: 375     PDF downloads: 4520

Como Citar

Daniel, L. O., & Silva, C. R. M. da. (2021). UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática