UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
Palavras-chave:
Experiência, Narrativa, Formação de ProfessoresResumo
Neste artigo, discute-se a produção de uma narrativa de vida de uma professora da Educação Básica, em um ambiente on-line, buscando produzir afetos na formação de professores e pesquisadores em Educação Matemática. Um encontro entre professores. Uma entrevista. Uma narrativa. Foi nesse espaço que se compôs uma narrativa de um viver a educação como formação. Uma aula em meio ao contexto de uma pandemia, em que novas formas de produzir conhecimento ganharam movimento e prática. O espaço da aula mediado pelo aplicativo Google Meet e, a partir dele, novas possibilidades, afinal: o que pode uma narrativa realizada em uma disciplina oferecida de forma on-line? Como produzir afetos, quando uma pandemia impõe distâncias? Baseado neste exercício, entende-se ser possível abrir caminhos para utilizar as ferramentas tecnológicas on-line para a produção de narrativas. Se o contato físico não se faz possível, cabe inventar outros modos de interagir e produzir conhecimento.
Downloads
Referências
Bruner, J. (2014). Fabricando histórias: direito, literatura, vida. Letras e Voz.
Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida. Nova Escola, 2020. https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/10/competencia-6-trabalho-e-projeto-de-vida
Contreras, J. (2016, jan./abr.). Tener historias que contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, 41(1), 15-40. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6183773.
Cury, F.G., Souza, L. A. de & Silva, H. (2014, ago.). Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática, 28(49), 910-925. https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a23.
Foucault, M. (2007). A arqueologia do saber. Forense Universitária.
Garnica, A.V. (2010). Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, 32(2), 29-42. http://hdl.handle.net/11449/134443.
Gatti, B.A. (2016). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), 1(2), 161-171.
Larrosa, J. (2020). Tremores: escritos sobre experiência. Autêntica.
Ministério da Saúde. O que é COVID-19, 2020. https://coronavirus.saude.gov.br/
Portelli, A. (1997). Ensaios de História Oral. Letras e Voz.
Ribeiro, D. (2019). O que é: lugar de fala?. Letramento.
Rolkouski, E. (2006) Vida de Professores de Matemática – (Im)possibilidades de Leitura. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102138
Rondinelli, P. Frescobol. Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/frescobol.htm
Sarlo, B. (1995). Presentación. In L. Arfuch, La entrevista, uma invención dialógica (pp. 11-15). Paidós.
Silva, C. R. M. da. (2015). Uma, nove ou dez narrativas sobre as Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul. [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136764
Silveira, R.M.H. (2002). A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In M. Costa (Org), Caminhos Investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação (pp.117-138). DP&A.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 375 PDF downloads: 4520