OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, História da Educação Matemática, Educação Rural, História Oral

Resumo

Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa de mestrado, que potencializou o uso de narrativas, produzidas de acordo com os parâmetros da História Oral, para tecer compreensões sobre uma proposta educacional rural, os Grupos Escolares Rurais, uma experiência educacional pública do Estado do Paraná, instituído por volta de 1940. Nosso objetivo, nesse texto, é revisar as narrativas das professoras em busca de compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se na profissão docente, evidenciando uma narrativa sobre os sentidos e significados da docência no meio rural, entre as décadas de 40 e 70 do século XX, no auge dos debates sobre a institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no norte do estado do Paraná.

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Biografia do Autor

Grasielly dos Santos de Souza, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru. São Paulo. Brasil.

Mirian Maria Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Rio Claro). Professora associada do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na mesma instituição, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-06-23

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Como Citar

de Souza, G. dos S., & Andrade, M. M. . (2022). OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/493

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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