DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO SEGUNDO A PROVA BRASIL: um estudo do descritor 24 do 5º ano de matemática entre 2013 e 2019
Palavras-chave:
Educação, Análise de dados, INEP, Distribuição espacialResumo
É notável a necessidade da manutenção dos instrumentos de avaliação da educação nacional, bem como a análise dos dados obtidos por meio do uso deles, sendo um dos principais instrumento de avaliação o SAEB, que é formado por duas matrizes de referência, que são a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) para comprovar a melhora ou piora da educação no país. Dada a abrangência tanto da extensão territorial quanto a de conteúdo dessa avaliação, cabe realizar uma análise mais detalhada com relação aos conteúdos específicos como fração, o qual se apresenta como um dos mais importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica do aluno com relação à matemática. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvido um estudo transversal para todo o Brasil durante os anos de 2013 a 2019, com foco no descritor 24 da matriz de referência, para matemática 4° série/ 5° ano do ensino fundamental, o qual destaca que o aluno deve ter a habilidade e competência de “Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados”. Com isso, foi identificado que houve uma melhora significativa com relação a aprendizagem de fração entre os anos de 2013 e 2019 com destaque para algumas cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste, assim como a redução da desigualdade com relação a aprendizagem do turno matutino e vespertino.
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