DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO SEGUNDO A PROVA BRASIL: um estudo do descritor 24 do 5º ano de matemática entre 2013 e 2019

Autores

  • Francisco Alexandre de Lima Sales alexandre.sales@ifma.edu.br
    IFMA
  • Reullyanne Freitas de Aguiar reullyanne.aguiar@ifma.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-9311-6314
  • Jonas Noronha de Oliveira jonasnoronha@acad.ifma.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-5532-9303

Palavras-chave:

Educação, Análise de dados, INEP, Distribuição espacial

Resumo

É notável a necessidade da manutenção dos instrumentos de avaliação da educação nacional, bem como a análise dos dados obtidos por meio do uso deles, sendo um dos principais instrumento de avaliação o SAEB, que é formado por duas matrizes de referência, que são a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) para comprovar a melhora ou piora da educação no país. Dada a abrangência tanto da extensão territorial quanto a de conteúdo dessa avaliação, cabe realizar uma análise mais detalhada com relação aos conteúdos específicos como fração, o qual se apresenta como um dos mais importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica do aluno com relação à matemática. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvido um estudo transversal para todo o Brasil durante os anos de 2013 a 2019, com foco no descritor 24 da matriz de referência, para matemática 4° série/ 5° ano do ensino fundamental, o qual destaca que o aluno deve ter a habilidade e competência de “Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados”. Com isso, foi identificado que houve uma melhora significativa com relação a aprendizagem de fração entre os anos de 2013 e 2019 com destaque para algumas cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste, assim como a redução da desigualdade com relação a aprendizagem do turno matutino e vespertino.

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Biografia do Autor

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Energias Renováveis, pelo Instituto Federal de Ciências, Tecnologia e Educação - IFCE (2014), Campus Maracanaú. Especialista no Ensino da Matemática - UVA (Universidade Vale do Acaraú), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós (2008) e graduada em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Tem experiência em ministrar a disciplina de matemática na Educação Básica. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática e atualmente, é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus: Buriticupu.

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Publicado

2021-08-23

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Como Citar

Sales, F. A. de L., Aguiar, R. F. de, & Oliveira, J. N. de. (2021). DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO SEGUNDO A PROVA BRASIL: um estudo do descritor 24 do 5º ano de matemática entre 2013 e 2019. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–19. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/398

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais

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