INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES

Autores

  • Reullyanne Freitas de Aguiar reullyanne.aguiar@ifma.edu.br
    IFMA
  • Francisco Alexandre de Lima Sales alexandre.sales@ifma.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-0320-8769
  • Jonas Noronha de Oliveira jonasnoronha@acad.ifma.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-5532-9303

Palavras-chave:

Pandemia., Matemática., Ferramentas digitais.

Resumo

As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia.

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Biografia do Autor

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Possui graduação em Recursos Hídricos e Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2007), graduação em Matemática - FACIG - Faculdade Cidade de Guanhães (2016) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão.

Jonas Noronha de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

1° grau completo pela Unidade Integrada Sara Kubitschek (2016), 2° grau concluído na modalidade integrado ao curso técnico em administração no IFMA - Campus Buriticupu.

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Publicado

2021-07-16

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Como Citar

de Aguiar, R. F., Sales, F. A. de L., & Oliveira, J. N. de. (2021). INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais