O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920

Autores

Palavras-chave:

Escola Normal, Formação de Professores, Escola Nova, Ensino de Matemática

Resumo

A investigação tem como objetivo analisar algumas atividades propostas no periódico O Estudo, e discutir como algumas ideias escolanovistas permearam as edições do periódico produzido pelo Grêmio Estudantil da Escola Normal de Porto Alegre/RS. Por se tratar de uma pesquisa que está inserida no campo da História da Educação Matemática, foram priorizadas atividades que envolvessem matemática. Os artigos publicados no periódico abordam estratégias, com pedagogias inovadoras, a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante destas atividades, foram feitas discussões sobre teorias escolanovistas de diferentes vertentes identificadas. Foram localizados artigos que trabalham com pedagogia de projetos através de museus escolas e correspondências interescolares. Contudo, é possível verificar diversos preceitos escolanovistas nos artigos do periódico.

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Biografia do Autor

Juliana Mercedes Rheinheimer, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Lages, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Membro do corpo editorial das revistas Brasa: Revista de Arte, Cultura, Educação e Sociedade (2020-atual) e Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

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Publicado

2022-06-23

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Como Citar

Rheinheimer, J. M., & Hass da Silva, E. C. (2022). O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA