A PRESENÇA DOS SABERES PROFISSIONAIS NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.634Palavras-chave:
Saberes profissionais, Ensino de matemática, Formação continuada, PNAICResumo
Na prática educativa, os professores precisam mobilizar conhecimentos diversos que se referem não apenas aos conceitos ensinados, mas também às estratégias, métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento do ensino. Nesse sentido, objetivamos identificar os saberes profissionais relacionados à formação de professores que ensinam matemática, tendo como base Cadernos de Formação em Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa desenvolvida centra-se na perspectiva da História Cultural e fundamentou-se nas contribuições teórico-metodológicas de autores como De Certeau (2003), Hofstetter e Schneuwly (2017), Pinto (2014) e Valente (2017), que discutem os saberes profissionais para ensinar matemática. As análises indicam que os Cadernos trazem textos teóricos, práticos e relatos de experiência contendo orientações de metodologia, procedimentos, sugestões de recursos, além de diversas atividades que podem ser feitas com os alunos. Indicam, também, vestígios dos saberes constituídos durante a trajetória docente, em momentos (auto)formativos do professor em sua prática diária em sala de aula e ainda, apontam a presença de saberes a e para ensinar articulados aos conteúdos matemáticos, aos alunos e ao professor dos Anos Iniciais que auxilia no desenvolvimento da docência.
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Referências
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