CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS: sistematizações de uma expert que mobiliza perspectivas de Guy Brousseau e Gérard Vergnaud

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.637

Palavras-chave:

Cálculo mental, Números racionais, Expertise

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que apresenta a expertise profissional de Cecilia Parra mobilizada para a sistematização de um manual pedagógico para o Governo da Cidade de Buenos Aires no início do século XXI, em que Parra era diretora de currículo. Pretendemos expor recortes de uma entrevista realizada com Parra, para compreender como esses saberes foram mobilizados e quais teorias foram utilizadas para tal. O recorte tem por finalidade verificar se Parra pode ser considerada um expert, tendo em vista os saberes de cálculo mental no ensino de números racionais presentes no material. Chartier (1990, 2002) nos auxilia com a História Cultural, quando trazemos para o estudo conceitos de apropriação dos saberes matemáticos presentes no material direcionado para docentes e estudantes. São apresentados conhecimentos matemáticos (Berticelli e Zancan, 2021), dentre eles o cálculo mental, auxiliando no processo de resolução de problemas (Parra, 1996). Os autores Bertini e Valente (2020) nos auxiliam na compreensão da matemática do ensino de frações, decimais e porcentagens de uma determinada cultura escolar, articulada ao cálculo mental. A conversa com a autora nos revelou o embasamento centrado na teoria das situações didáticas, de Guy Brousseau (2008), e na teoria dos campos conceituais, de Gérard Vergnaud (1996, 2019). A caracterização da expertise, sistematizada no manual, deu-se à luz do que é definido por Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017), visto que Parra atende a uma demanda do Estado. O estudo indicou que Parra pode ser considerada uma expert, visto que atendeu a uma demanda do estado, trabalhando na elaboração de novos saberes a e para ensinar, articulados à matemática do ensino de cálculo mental com números racionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Edite Cosme, UFPR

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (UFPR). Professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Palotina, Paraná, Brasil.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas.

Referências

Berticelli, D. D. G., Zancan, S. Conhecimentos e atividades para potencializar o cálculo mental. In: Acta Scientiarum Education, 2023 (no prelo).

Berticelli, D. D., & Zancan, S. (2023). ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–15. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551. Acesso em 14 nov. 2023.

Berticelli, D. G. D. (2017) Cálculo mental no ensino primário (1950-1970) – um olhar particular para o Paraná. 2017. 157f. |(Tese de Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.

Berticelli, D. G. D.; Zancan, S. CalMe Pro — Cálculo mental para professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n4a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2982 . Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a08

Bertini, L.F.; Morais, R.S.; Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Brousseau, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

Buenos Aires. Diseño Curricular para la Escuela Primaria. Segundo ciclo. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, 2004.

Buenos Aires. Ministério da Educação de la Ciudad de Buenos Aires. Direción de Curricula y Enseñanza. Matemática: cálculo mental con números racionales. 1 ed. Buenos Aires, 2006.

Chartier, R. Os desafios da escrita. Trad: MORETTO, F. M. L. São Paulo, UNESP, 2002.

Chartier, R. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: A História Cultural. Lisboa: DIFEL, 1990.

Cosme, R. E. C. (2024). Estratégias de cálculo mental com números racionais: um olhar sobre a expertise profissional de Cecilia Parra. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, Universidade Federal do Paraná, Palotina, 2024.

Hofstetter, R.; Schneuwly, B.; Freymond, M. de. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 55-112.

Humphreys, C. & Parker, R. (2019) Conversas Numéricas: estratégias de cálculo mental para uma compreensão profunda da matemática. Tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso.

Julia, D. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Editora Autores Associados, nº 1, Janeiro/Junho, 2001. p. 9-43.

Morais, R. dos S.; Valente, W. R. Os Experts e o saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, v. 26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PGtgDXQBsQk88TVyVmGGPqh/?lang=pt Acesso em: 20 de junho, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200029

Morais, R. S., Bertini, L. F., Valente, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. 1 ed. – São Paulo, Livraria da Física, 2021.

Parra, C. Cálculo mental na escola primária. In: Parra, C., Saiz, S. (orgs) Didática da Matemática: reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996, reimpressão em 2009.

Parra, C. Diálogo com Cecília Parra. Entrevista cedida a Danilene Gullich Donin Berticelli e Ruth Edite Cosme. Google Meet, maio/2023.

Valente, W. R., & Bertini, L. F. (Eds.). (2022). A Matemática do Ensino: por uma história do saber profissional 1870 -1960. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Coleção Educação e Saúde, Vol. 1. DOI: https://doi.org/10.34024/9786587312293

Vergnaud, G. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, Porto Alegre, Nº 4, 1996.

Vergnaud, G. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos Da Educação Matemática em Revista (Online). V. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/296. Acesso em 15 de outubro, 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-06

Métricas


Visualizações do artigo: 60     PDF downloads: 36

Como Citar

Edite Cosme, R., & Gullich Donin Berticelli, D. (2024). CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS: sistematizações de uma expert que mobiliza perspectivas de Guy Brousseau e Gérard Vergnaud. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–21. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.637

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)