A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MAGISTÉRIO EM PRESIDENTE MÉDICI-RO (1981-2001): um olhar para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Formação, Professor Primário, História OralResumo
Este artigo se refere à nossa pesquisa de mestrado, cujo tema foi a formação para ensinar Matemática nos primeiros anos de escolarização básica propiciada pelo Curso de Magistério em Presidente Médici – Rondônia (RO), no período de 1981 a 2001. Trata-se de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação Matemática sob a abordagem metodológica da História Oral, buscando compreender a formação para o ensino de Matemática a partir de narrativas de quem vivenciou esse processo. Para sua construção, foram realizadas entrevistas e mobilizados, também, outros instrumentos de coleta e análise de dados, tais como documentos escritos, livros didáticos e fotografias. A metodologia adotada buscou responder à seguinte questão: de que maneira se constituiu historicamente a trajetória do Curso de Magistério em Presidente Médici-RO, mais especificamente com relação à formação para ensinar Matemática nos primeiros anos da escolarização básica? As narrativas expressam, de forma contundente, que os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Magistério repercutiram/repercutem nas práticas docentes dos egressos, indicando, ainda, o impacto do Curso em suas formações profissionais e pessoais. Além disso, revelam uma formação para ensinar Matemática baseada na ludicidade e em materiais concretos.
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