A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
Palavras-chave:
Saber Profissional., Matemática para ensinar., Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino., Formação de professores., História da Educação Matemática.Resumo
O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 292 de 14 de novembro de 1962. Matérias Pedagógicas para a Licenciatura. Relator: Valnir Chagas.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 295 de 14 de novembro de 1962. O currículo mínimo para a Licenciatura em Matemática. Relator: Cons. F. J. Maffei
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 1050 de 08 de abril de 1975. Reconhecimento do curso de Matemática da UFAC. Relator: Ruy Carlos de Camargo Vieira.
Bertini, L. de F., Morais, R. dos S. & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Chervel, André. (1990). História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, pp. 177-229, Porto Alegre.
Hofstetter, R. & Scheneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 113-172, 1 ed.), São Paulo: Editora Livraria da Física.
Julia, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira da Educação, n. 1, pp. 09-43, jan/jun. 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2022 às 9h50
Pereira, P. J. S. As disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino no curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar. (Tese em História da Educação Matemática), pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Disponível na plataforma do repositório digital. < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245254>. Acesso em 24 de junho de 2022, as 19h30.
Pimenta, S. G. & Lima, M. S. L. (2017). Estágio e Docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari, - 8ª edição, revista atualizada e ampliada – São Paulo: Editora Cortez.
Pinto, N. B. (2020). Didática, Didática Especial e Profissionalização: Impactos da Especialização na Constituição de Saberes para Ensinar Matemática. In W. R. Valente (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. (pp. 147-185, 1 ed.). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Repositório de História da Educação Matemática do Ghemat-Brasil. Pesquisas sobre educação matemática em perspectiva histórica no Brasil. Diversos materiais disponibilizados em mídias eletrônicas ou ainda em livros impressos disponível na plataforma do repositório digital. <https://repositorio.ufsc.br/>. Acesso em 05 de dezembro de 2022, as 09h35
Silvestre, M. A. & Valente, W. R. (2014). Professores em Residência Pedagógica: Estágio para ensinar Matemática. Petrópolis – RJ. Editora Vozes.
Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 201-228, 1 Ed.). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Valente, W. R. (2014). A Prática de Ensino de Matemática e o Impacto de um Novo Campo de Pesquisas: A Educação Matemática. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n.2, 179-196, ISSN 1982-5153.
Valente, W. R. (2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Acta Scientiae. ISSN 2178 7727, v. 20, n. 3, 377-385. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906
Valente, W. R., Bertini, L. de F. & Morais, R. dos S. (2021). Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação. v. 21, n.1, 01-20. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54081/751375151586. Acesso em: 03 outubro 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 244 PDF downloads: 121