A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFAC, NO PERÍODO DE 1962 A 1992: um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino
Palavras-chave:
Saber Profissional., Matemática para ensinar., Disciplinas Pedagógicas de Prática de Ensino., Formação de professores., História da Educação Matemática.Resumo
O presente artigo é fruto de uma tese que refletiu a temática do saber profissional do professor de matemática, em uma das suas dimensões, a matemática para ensinar, mobilizada pelas disciplinas pedagógicas de Prática de Ensino na formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre – UFAC, no período de 1962 a 1992. O aporte teórico-metodológico sustentou-se nos estudos sobre a temática dos saberes profissionais, formação de professores e na matemática para ensinar, teorizada e produzida pelo grupo de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e reverberada pelos estudos do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-SP), além dos documentos oficiais da UFAC, do MEC e do acervo do Repositório de Conteúdo Digital, focados na vertente da formação docente e na história de um saber profissional. O estudo apontou que houve a incorporação na Licenciatura em Matemática da UFAC, embora de forma tímida, da mobilização do saber profissional na apropriação de elementos do campo das Ciências da Educação. Além disso, indica mudanças na rubrica de Prática de Ensino em relação à carga horária, aos procedimentos e aos aspectos didáticos e metodológicos na formação de professores de matemática da UFAC, por meio de um elemento do saber profissional, que é a matemática para ensinar, buscando atender, assim, às demandas da formação e do ensino.
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