Formação de Professores de Matemática na UFAC: reflexões e articulação de saberes na disciplina de História e Filosofia da Matemática
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.659Palavras-chave:
Professores de matemática, Saberes, História e filosofia da matemática, Formação e o ensino, Formação inicialResumo
Este artigo descreve e analisa como os futuros professores de matemática produziram e mobilizaram saberes ao vivenciarem a disciplina de História e Filosofia da Matemática no 2º semestre de 2020, no Curso Superior de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, Acre. Os referenciais teóricos que fundamentam a análise estão relacionados à temática dos saberes. A metodologia envolveu o acompanhamento remoto das aulas ministradas pelo professor regente, com uma turma de 20 licenciandos, e a aplicação de um questionário via Google Forms. Os resultados indicam que as discussões e reflexões focadas na relação entre a formação e o ensino, bem como nas trocas de experiências e atividades desenvolvidas, contribuíram para que os licenciandos compreendessem a importância desta disciplina para sua formação inicial e no exercício da docência.
Downloads
Referências
GAUTHIER, Clermont. [et. al]. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3 ed. – Ijuí – 2013 – 480p. – Coleção da Educação).
Hofstetter, R., & Scheneuwly, B. (2020). “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para docência. In W. R. Valente (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. (pp. 17-62), Editora Livraria da Física
Hofstetter, R., & Scheneuwly, B. (2017). Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 21-54, 1ª ed). Editora Livraria da Física.
Hofstetter, R., & Scheneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 113-172, 1ª ed). Editora Livraria da Física.
VALENTE, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 201-228, 1ª Ed). Editora Livraria da Física.
VALENTE, W. R. (mai-jun/2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Acta Scientiae. v. 20, n. 3, 377-385. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906 DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906
VALENTE, W. R. (29/09/2017). Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática. v. 1, n. 1, 51-64. https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213 DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213
Valente, W. R. (29/11/2019). Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria – Revista de Educação em Ciências e Tecnologia. v. 12, n. 2, 51-63: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51
Souto, R. M. A. (2010). História na Educação Matemática: um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. In: Bolema: Boletim de Educação Matemática. v. 23, n. 35B, 515-536. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3765
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 157 PDF downloads: 34