Formação de Professores de Matemática na UFAC: reflexões e articulação de saberes na disciplina de História e Filosofia da Matemática

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.659

Palavras-chave:

Professores de matemática, Saberes, História e filosofia da matemática, Formação e o ensino, Formação inicial

Resumo

Este artigo descreve e analisa como os futuros professores de matemática produziram e mobilizaram saberes ao vivenciarem a disciplina de História e Filosofia da Matemática no 2º semestre de 2020, no Curso Superior de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, Acre. Os referenciais teóricos que fundamentam a análise estão relacionados à temática dos saberes. A metodologia envolveu o acompanhamento remoto das aulas ministradas pelo professor regente, com uma turma de 20 licenciandos, e a aplicação de um questionário via Google Forms. Os resultados indicam que as discussões e reflexões focadas na relação entre a formação e o ensino, bem como nas trocas de experiências e atividades desenvolvidas, contribuíram para que os licenciandos compreendessem a importância desta disciplina para sua formação inicial e no exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jose dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela (UFMT). Mestre em ensino de Ciências e Matemática pela (UFAC). Professor EBTT no Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática – FOPROCIM (IFAC). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, Campus Rio Branco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática, na Rede de Feiras de Matemática e na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente nos elementos do saber profissional: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar. Membro da Comissão Permanente das Feiras de Matemática a nível Nacional e do Ghemat-Brasil.

Jose Ronaldo Melo, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professor Titular do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Federal do Acre (UFAC), é licenciado em Matemática pela UFAC - Universidade Federal do Acre; Especialista em Matemática pela UFAC; Mestre em Educação Matemática pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro); Doutor em Educação pelo Departamento de Ensino e Práticas Culturais, na área de concentração em Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do curso de Matemática da UFAC desde 1989 e dos Programas de Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Atua como pesquisador na área de Formação de Professores que Ensinam Matemática. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (FORPROMAT) e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET), na modalidade Conexões de Saberes Comunidades Urbanas, no qual desenvolve, desde 2010, um projeto de leitura e escrita sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática e Seus Fundamentos Filosóficos e Científicos.

Referências

GAUTHIER, Clermont. [et. al]. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3 ed. – Ijuí – 2013 – 480p. – Coleção da Educação).

Hofstetter, R., & Scheneuwly, B. (2020). “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para docência. In W. R. Valente (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. (pp. 17-62), Editora Livraria da Física

Hofstetter, R., & Scheneuwly, B. (2017). Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 21-54, 1ª ed). Editora Livraria da Física.

Hofstetter, R., & Scheneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 113-172, 1ª ed). Editora Livraria da Física.

VALENTE, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. (pp. 201-228, 1ª Ed). Editora Livraria da Física.

VALENTE, W. R. (mai-jun/2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Acta Scientiae. v. 20, n. 3, 377-385. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906 DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906

VALENTE, W. R. (29/09/2017). Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática. v. 1, n. 1, 51-64. https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213 DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213

Valente, W. R. (29/11/2019). Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria – Revista de Educação em Ciências e Tecnologia. v. 12, n. 2, 51-63: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51

Souto, R. M. A. (2010). História na Educação Matemática: um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. In: Bolema: Boletim de Educação Matemática. v. 23, n. 35B, 515-536. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3765

Downloads

Publicado

2024-12-30

Métricas


Visualizações do artigo: 157     PDF downloads: 34

Como Citar

Pereira, P. J. dos S., & Melo, J. R. (2024). Formação de Professores de Matemática na UFAC: reflexões e articulação de saberes na disciplina de História e Filosofia da Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–25. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.659

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS