Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672Palavras-chave:
Anos iniciais, Educação Matemática, Formação docente, Metodologia de ensino, PedagogosResumo
O presente artigo tem por escopo discutir o recorte de uma pesquisa realizada com pedagogos em serviço no período de 2020 a 2021 acerca das caracterizações das metodologias de ensino em Educação Matemática por meio de suas escolhas metodológicas. Para tanto, tal discussão dar-se-á em três frentes, as quais são: (1) A relação entre a pesquisa em Educação Matemática e a formação docente; (2) Exposição da pesquisa realizada, suas escolhas teórico-metodológicas e o mapeamento dos professores participantes do estudo; e (3) As metodologias manifestadas pelos pedagogos, as quais foram identificadas durante o estudo. Desse modo, o trabalho em pauta finaliza considerando três eixos de discussão: (i) Panorama bibliográfico e político-ideológico da formação docente no Brasil no período estudado; (ii) Métodos escolhidos pelos professores participantes para ensinar um determinado conteúdo matemática básico, relacionados com aspectos socioculturais; e (iii) Identificação por meio da análise dos discursos dos professores de um elemento, nesta pesquisa caracterizado como temporalidade técnica. Tais eixos contribuíram para a compreensão acerca dos grupos selecionados para esta investigação, bem como para a proposição de novos caminhos para a discussão da área da formação de pedagogos que ensinam Matemática no Brasil nos primeiros anos da educação básica.
Downloads
Referências
Alvesson, M.; Sköldeberg, K. (2009). Reflexive Methodology: new vistas for qualitative research. London: Sage publications.
Arantes, A. P. P; Gebran, R. A. (2014). O curso de Pedagogia e o processo de formação do pedagogo no Brasil: percurso histórico e marcos legais. Revista Holos, v.6. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1643. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1643
Arce, A. (2000). A formação de professores sob a ótica construtivista: primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: Duarte, N. (2000). Sobre o construtivismo: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Editora Autores Associados.
Astolfi, J. P.; Devaley; M. (2012). A didática das ciências. Campinas: Papirus.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Campos, T. M. M.; Magina, S.; Nunes, T. (2006). O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Revista Educação Matemática e Pesquisa. Vol.8, n°1. 2006. São Paulo. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/545.
Cipriani, F. M.; Moreira, A. F. B.; Carius, A. C. (2021). Atuação Docente na educação básica em tempo de pandemia. Educação & Realidade [online]. v. 46, n. 2, e105199, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236105199. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236105199
Coll, C. et al. (1992). Enseñanza y aprendizaje de conceptos, procedimentos y actitudes. Aula XXI. Madri: Santillana.
Dewey, J. (2011). Experiência e Educação. 2 ed. São Paulo: Editora Vozes.
Esteban, M. P. S. (2010). Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH e Artmed.
Fiorentini, D. (2012). A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], n. 18, 2012. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266. Acesso em: 31 dez. 2023.
Fiorentini, D.; Passos, C. L. B.; De Lima, R. C. R. (2018). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. [s.l.] Portal de Livros de Acesso Aberto, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20396/ISBN9788577131983.
Forquin, J. C. (1993). Escola e Cultura: a sociologia do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.
Fundação Carlos Chagas. (2021). Departamento de pesquisas educacionais. Educação escolar em tempos de pandemia. Informe n°1. 2021. Disponível em https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1.
Garcia, P. S.; Bizzo, N.; Rosa, S. S. (2019). Políticas de Avaliação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Ciências. Educação. Santa Maria, Santa Maria, v. 44, e35387, 2019. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442019000100045&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 23 set 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435387
Gatti, B.; Nunes, M. M. R. (2009). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia. Fundação Carlos Chagas. Departamento de Pesquisas Educacionais. São Paulo.
Giraldo, V.; Fernandes, F. (2020). Caravelas à Vista: Giros Decoloniais e Caminhos de Resistência na Formação de Professoras e Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas Da Educação Matemática, 12(30), 2020, 467-501. Disponível em: https://doi.org/10.46312/pem.v12i30.9620. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v12i30.9620
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2023). Ministério da Educação do Brasil. Censo Escolar, 2023. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-censo-escolar-2023. Acesso em: 23 set 2024.
Julio, R.; Silva, G. H. G. S. (2019). Compreendendo a formação matemática de futuros professores pedagogos por meio de narrativas. Bolema, v.32, n.62, 2018, p.1012-1029. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/mzVW5WQRj3VChHqXHh5s79N/abstract/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a13
Mometti, C. (2022). Trilha Metodológica Maker-Science: proposição de uma metodologia para o Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, 5(4), 420-435. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12884. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12884
Ortega, E. M. V. (2022). Matemática para os anos iniciais na BNCC e reflexões sobre a prática docente. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. 022001, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id549. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/75. Acesso em: 23 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id549
Ortigão, M. I. R; Aguilar Júnior, C. A; Moreira, G. E. (2022). Pisa 2012 e Avaliação em Educação Matemática: análise dos itens públicos da subárea Mudanças e relações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022035, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id635. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56. Acesso em: 23 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id635
Pêcheux, M. (2015). Análise do discurso. 4 ed. Campinas: Pontes Editores.
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, Vol. 9 No. 5, pp. 1-6. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10748120110424816. Acesso em: 23 set 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816
Rocha, F. S. M.; Loss, T.; Almeida, B. L. C.; Motta, M. S.; Kalinke, M. A. (2020). O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 58–82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 20 dez. 2023.
Rogers, C. (1977). Psicoterapia e Relações Humanas. v. 2, Belo Horizonte: Interlivros, 1977.
Santos, C. L.; Silva, S. A. F. Da; Thiengo, E. R. História da Matemática no processo educativo: um desenho em construção. In: Audi, L. C. C, J. O. Reis, M. J. E. (Org.). Educação e Desenvolvimento: debates contemporâneos. Campinas: Pontes Editora, v. 1, 2014, p. 179-200.
Shulman, L. S. (1986). Those who understand knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Vol. 15, n° 2 (Feb. 1986), pp. 4-14. Disponível em: https://www.wcu.edu/webfiles/pdfs/shulman.pdf. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
Skinner, B. F. (1974). Sobre o behaviorismo. Trad. Maria da Pena Villalobos. 1 ed. São Paulo: editora Cultrix.
Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes.
Unesco. (2016). Educação 2030: declaração de Incheon e marco de ação para a implementação do objetivo de desenvolvimento sustentável 4: assegurar a educação inclusiva e equitativa de aprendizagem ao longo da vida para todos. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 23 set 2024.
Valente, W. R. (2013). Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Belém, v. 8, n. 12, p. 20–50, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/issue/view/32/16. Acesso em: 23 set. 2024.
Vásquez, A. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 212 PDF downloads: 34