Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672

Palavras-chave:

Anos iniciais, Educação Matemática, Formação docente, Metodologia de ensino, Pedagogos

Resumo

O presente artigo tem por escopo discutir o recorte de uma pesquisa realizada com pedagogos em serviço no período de 2020 a 2021 acerca das caracterizações das metodologias de ensino em Educação Matemática por meio de suas escolhas metodológicas. Para tanto, tal discussão dar-se-á em três frentes, as quais são: (1) A relação entre a pesquisa em Educação Matemática e a formação docente; (2) Exposição da pesquisa realizada, suas escolhas teórico-metodológicas e o mapeamento dos professores participantes do estudo; e (3) As metodologias manifestadas pelos pedagogos, as quais foram identificadas durante o estudo. Desse modo, o trabalho em pauta finaliza considerando três eixos de discussão: (i) Panorama bibliográfico e político-ideológico da formação docente no Brasil no período estudado; (ii) Métodos escolhidos pelos professores participantes para ensinar um determinado conteúdo matemática básico, relacionados com aspectos socioculturais; e (iii) Identificação por meio da análise dos discursos dos professores de um elemento, nesta pesquisa caracterizado como temporalidade técnica. Tais eixos contribuíram para a compreensão acerca dos grupos selecionados para esta investigação, bem como para a proposição de novos caminhos para a discussão da área da formação de pedagogos que ensinam Matemática no Brasil nos primeiros anos da educação básica.

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, FEUSP

Doutor em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação e Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canadá). Pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Carvalho Mendonça, 93, conjunto 32, Santos, São Paulo, Brasil, CEP: 11070-100. E-mail: carlos.mometti@unifesp.br

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Mometti, C. (2024). Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–23. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS