MATRIZES PEDAGÓGICAS DE MANUAIS QUE ENSINAM A ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino da Aritmética, Matrizes Pedagógicas, Manuais Pedagógicos, Backheuser, Antônio D’Ávila

Resumo

O artigo investiga o ensino da Aritmética em dois manuais pedagógicos destinados a professores do ensino primário, e publicados em meados do século XX: Como se ensina a Aritmética, de Everardo Adolpho Backheuser e Práticas Escolares – 1º volume, de Antônio D’Ávila, respectivamente publicados em 1946 e 1955. A questão central do estudo foi indagar sobre aproximações e distanciamentos entre matrizes pedagógicas escolanovistas, defendidas nos referidos manuais, problematizando modos como os autores ensinaram professores a ensinar Aritmética na escola primária na década de 1950. O estudo destaca pontos comuns localizados nos manuais em relação a matrizes pedagógicas escolanovistas, constatando a presença de atividades voltadas aos interesses da criança real e uma visível preocupação dos autores em relação ao espírito prático da Aritmética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária. Coordena o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE e como vice-coordenadora e pesquisadora participa do Grupo de História da Educação Matemática ? GHEMAT. Coordena, no PPGE da PUCPR, o projeto aprovado pelo CNPq, ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). É pesquisadora do projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970? , aprovado pelo CNPq e do projeto de cooperação internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ? L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 434     PDF downloads: 71

Como Citar

Pinto, N. B. (2016). MATRIZES PEDAGÓGICAS DE MANUAIS QUE ENSINAM A ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/61

Edição

Seção

Artigos