A PRESENÇA DAS TABUADAS EM PROGRAMAS DE ENSINO E EM LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA – Início do século XX

Autores

  • André Francisco de Almeida afdealmeida@gmail.com
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – UNIFESP
  • Neuza Bertoni Pinto neuzabertonip@gmail.com
    Pesquisadora do GHEMAT e Docente Colaboradora da REAMEC – UFMT

Palavras-chave:

História da educação matemática, Aritmética, Método intuitivo, Tabuadas, Memorização

Resumo

São recentes estudos históricos que tratam da presença das tabuadas em programas de ensino e livros didáticos e como este dispositivo estava ligado às práticas de memorização que por longo tempo marcaram o ensino primário brasileiro. Com o objetivo de compreender como as tabuadas foram apropriadas em livros didáticos de Aritmética, nas primeiras décadas do século XX, o presente estudo realizado na perspectiva da história cultural (Chartier, 1990; Julia, 2001) e da história das disciplinas escolares (Chervel, 1990) analisa livros didáticos que tiveram ampla repercussão no período delimitado. As análises dos livros “Arithmetica Elementar (1919)”, de Georg Büchler e “Aritmética Elementar (1922)” de Antônio Trajano, apresentam registros de novos usos das tabuadas que em tempos de protagonismo do método intuitivo expressam contraponto com as práticas de memorização da tabuada de períodos anteriores.

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Biografia do Autor

André Francisco de Almeida, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – UNIFESP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – UNIFESP

Neuza Bertoni Pinto, Pesquisadora do GHEMAT e Docente Colaboradora da REAMEC – UFMT

Pesquisadora do GHEMAT e Docente Colaboradora da REAMEC – UFMT

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Publicado

2017-10-12

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Como Citar

Almeida, A. F. de, & Pinto, N. B. (2017). A PRESENÇA DAS TABUADAS EM PROGRAMAS DE ENSINO E EM LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA – Início do século XX. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162