EDITORIAL DOSSIÊ - O ERRO EM MATEMÁTICA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA

Autores

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto, REAMEC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária. Coordena o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE e como vice-coordenadora e pesquisadora participa do Grupo de História da Educação Matemática ? GHEMAT. Coordena, no PPGE da PUCPR, o projeto aprovado pelo CNPq, ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). É pesquisadora do projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970? , aprovado pelo CNPq e do projeto de cooperação internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ? L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?

Danilene Gullich Donin Berticelli, UFPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná – setor Palotina, Palotina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Métricas


Visualizações do artigo: 41     PDF downloads: 26

Como Citar

Pinto, N. B., & Berticelli, D. G. D. (2023). EDITORIAL DOSSIÊ - O ERRO EM MATEMÁTICA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–3. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/615

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)