PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES

Autores

  • Elisabete Zardo Búrigo elisabete.burigo@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino de Matemática, Problemas Aritméticos, Livros Didáticos

Resumo

O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 695     PDF downloads: 294

Como Citar

Búrigo, E. Z. (2016). PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)