PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES

  • Elisabete Zardo Búrigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: História da Educação, Ensino de Matemática, Problemas Aritméticos, Livros Didáticos

Resumo

O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. 

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Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado
2016-05-15
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Como Citar
Búrigo, E. (2016). PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE CRUZAMENTO DE FONTES. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62
Seção
Artigos