O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Ste´phanie da Silva Trindade stephanie.trindade@ufrgs.br
    UFRGS https://orcid.org/0000-0001-8716-6027
  • Elisabete Zardo Búrigo elisabete.burigo@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Currículos escolares. Ensino de primeiro grau. Anos iniciais. Fração.

Resumo

O trabalho examina as orientações para o ensino das frações apresentadas em texto publicado em 1972, pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, com diretrizes curriculares para as primeira, segunda e terceira séries do ensino de primeiro grau. Trata-se do segundo volume de uma coleção intitulada Ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, produzida para orientar a produção dos novos currículos do ensino de primeiro grau, instituído pela Lei n. 5.692/71, que extinguiu o ensino primário e ginasial. O documento foi elaborado por um grupo de sete professores, coordenado por Maria Flora de Menezes Ribeiro. Percebemos a ênfase no estudo de frações por meio da partição de conjuntos, além da decomposição de figuras e de medidas de grandezas variadas. Estão presentes resquícios do escolanovismo, pela valorização da atividade e descoberta da criança, marcas da matemática moderna, na valorização das ideias de conjunto e relações de equivalência, e traços do tecnicismo, na proposição de listas de exercícios para a verificação da equivalência de frações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

Bertoni, N. E. (2009). Educação e linguagem matemática IV: frações e números fracionários. PEDEaD – Universidade de Brasília, Brasília.

Godoi, A. J., & Costa, D. A. (2017). O ensino de frações a partir da Revista do Ensino do Estado do Rio Grande do Sul: o uso de materiais didáticos dos anos 1930 a 1960. Ensino e Multidisciplinaridade, São Luís, v. 3, n. 1, p. 59-77.

Kieren, T. E. (1976). On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In R. Lesh (Ed.) Number and measurement: Paper from a research workshop. (pp. 101-144). Columbus, Ohio: ERIC/MEAC.

Kieren, T. E. (1988). Personal knowledge of rational numbers: its intuitive and formal development. In J. Hiebert & M. Behr (Eds.) Number concepts and operations in the middle grades (pp. 162-180). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Lei nº 5.692, de 11 de agosto 1971. (1971). Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º grau, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm

Novaes, B. W. D, Berticelli, D. G. D, & Pinto, N. B. (2020). Guidelines on the Use of Teaching Materials for Teaching Fractions in the Brazilian Primary Course (1930-1970). Pedagogical Research, v. 5, n. 3, p. 65-79.

Novaes, B. W. D, & Buzinaro, F. V. (2015). O tema frações na Revista de Ensino (1951 a 1963) e seus entrelaçamentos com o presente. Anais XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 – 1970): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 – 1970). PUCPR – Paraná. Recuperado de http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/11_NOVAES_BUZINARO.pdf

Pereira, L. H. F. (2010). Os discursos sobre matemática publicados na Revista do Ensino/RS (1950-1970). 2010. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – PUCRS. Porto Alegre.

Rio Grande do Sul (1972a). Ensino do 1º grau no Rio Grande do Sul – caracterização de currículo. Secretaria da Educação.

Rio Grande do Sul (1972b). Ensino do 1º grau no Rio Grande do Sul – Currículo da 1ª, 2ª e 3ª séries. Secretaria da Educação.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Métricas


Visualizações do artigo: 349     PDF downloads: 263

Como Citar

Trindade, S. da S., & Búrigo, E. Z. (2021). O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)