SABERES PROFISSIONAIS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: tensões na constituição e institucionalização

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Palavras-chave:

Saberes profissionais, Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, Expert

Resumo

O artigo discute aspectos relacionados aos saberes profissionais relativos ao ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) e os modos como esses saberes são produzidos historicamente em processos de formação e ação docente, recuperando escritos de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, que estudam a emergência das ciências da educação, desde o século XIX, como um novo campo disciplinar especializado na produção de conhecimentos relativos aos fenômenos educacionais. Ao final, os autores comentam trabalhos apresentados no XVIII Seminário Temático do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática, intitulado “Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores”, e refletem sobre suas contribuições para a compreensão da constituição e institucionalização dos saberes profissionais para ensinar matemática.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciencias e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFRN),Belém, Pará, Brasil.

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-07-27

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Como Citar

Mendes, I. A. ., & Búrigo, E. Z. (2021). SABERES PROFISSIONAIS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: tensões na constituição e institucionalização. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/420

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