SABERES PROFISSIONAIS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: tensões na constituição e institucionalização
Palavras-chave:
Saberes profissionais, Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, ExpertResumo
O artigo discute aspectos relacionados aos saberes profissionais relativos ao ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) e os modos como esses saberes são produzidos historicamente em processos de formação e ação docente, recuperando escritos de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, que estudam a emergência das ciências da educação, desde o século XIX, como um novo campo disciplinar especializado na produção de conhecimentos relativos aos fenômenos educacionais. Ao final, os autores comentam trabalhos apresentados no XVIII Seminário Temático do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática, intitulado “Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores”, e refletem sobre suas contribuições para a compreensão da constituição e institucionalização dos saberes profissionais para ensinar matemática.
Downloads
Referências
Burke, P. (2016). O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp.
Carvalho, R. P., & Souza, M. M. (2020). Os saberes matemáticos profissionais no Distrito Federal na década de 80 do século XX: projeto ‘Um novo Currículo de Matemática da 1ª a 8ª séries’. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-20). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.
Conceição, G. L. (2020). Que Geometria para ensinar? In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-17). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Conselho Nacional de Educação (2015). Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 .
D’Esquivel, M. O. (2020). Elementos históricos da profissionalização do professor de matemática: um estudo a partir da obra de Olavo Freire da Silva. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-25). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Foucault, M. (2000). A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
Foucault, M. (1999). As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes.
França, D. (2020). Afro do Amaral Fontoura: a sistematização de saberes aritméticos para os cursos de formação de professores da Guanabara. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-21). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).
Hofstetter, R., Schneuwly, B., & Lussi, V. (2009). Professionnalisation des enseignants et développement des sciences de l’éducation: contribution à une typologie des interprétations à propos des nouveaux enjeux de savoirs et pouvoirs. In R. Étienne et al. (Eds.). L’université peut-elle vraiment former les enseignants? Quelles tensions? Quelles modalités? Quelles conditions ? (pp. 29-51). Bruxelas: De Boeck Supérieur.
Hofstetter, R., Schneuwly, B., & Freymond, M. (2017).“Penetrar na verdade da escolar para ter os elementos concretos de sua avaliação” – A irresistível institucionalização de expert em educação (século XIX e XX). In R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 55-112). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, 9-43.
Maciel, V. B. (2020). Matemática para ensinar: uma interpretação do ensino de frações no manual de René Barreto (1912). In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-18). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Maciel, V. B., & Valente, W. R. (2018). Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazonia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 14(31), 165-180.
Michel Jr., R. R., & Oliveira, M. C. A. (2020). Saberes profissionais presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-15). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Morais, R. S., & Valente, W. R. (2020). Os experts e o saber profissional do professor que ensina matemática. Ciência e Educação, Bauru, 26, 1-13.
Nery, W. F., Gomes, L. P. S., & Silva, M. R. I. S. (2020). Sistemas de numeração na formação de professores primários no Centro Educacional Teodoro Sampaio em 1961. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-15). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Oliveira, R. V. L. (2020). Geometria a e para ensinar: cadernos revelam saberes envolvidos na formação e práticas dos professores das séries iniciais 1960 – 1980. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-16). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Ramalho, B. L., Nuñes. I, & Gauthier, C. (2004). Formar o professor, profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina.
Sacristán, J. G. (2020). Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Penso.
Silva, V. A. (2020). Apropriação e concepção de saberes por professores que ensinavam adição no CB no período de 1980 – 1990. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-15). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
Tardif, M.; Raymond, D. (2000). Saberes, tempos e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, 73, 209-244.
Trindade, D. A. (2020). Hélvecio de Andrade e uma caracterização da aritmética para o ensino e formação do professor primário de Sergipe. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-18). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.
Valente, W. R. (2011). A matemática na formação do professor do ensino primário: São Paulo, 1875-1930. São Paulo: Annablume/Fapesp.
Valente, W. R. (2017a). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 201-228). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).
Valente, W. R. (2017b). Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 17(51), 207-222.
Valente, W. R. (2018). Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, 20(3), 377-385.
Valente, W. R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), 23, 1-22.
Valente, W. R., Bertini, L. F., & Morais, R. S. (2017). Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 1(1), 51-64.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 714 PDF downloads: 362