SABERES PROFISSIONAIS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: tensões na constituição e institucionalização

Autores

Palavras-chave:

Saberes profissionais, Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, Expert

Resumo

O artigo discute aspectos relacionados aos saberes profissionais relativos ao ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) e os modos como esses saberes são produzidos historicamente em processos de formação e ação docente, recuperando escritos de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, que estudam a emergência das ciências da educação, desde o século XIX, como um novo campo disciplinar especializado na produção de conhecimentos relativos aos fenômenos educacionais. Ao final, os autores comentam trabalhos apresentados no XVIII Seminário Temático do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática, intitulado “Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores”, e refletem sobre suas contribuições para a compreensão da constituição e institucionalização dos saberes profissionais para ensinar matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciencias e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFRN),Belém, Pará, Brasil.

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

Borer, V. L. (2017). Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 173-199). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).

Burke, P. (2016). O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp.

Carvalho, R. P., & Souza, M. M. (2020). Os saberes matemáticos profissionais no Distrito Federal na década de 80 do século XX: projeto ‘Um novo Currículo de Matemática da 1ª a 8ª séries’. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-20). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.

Conceição, G. L. (2020). Que Geometria para ensinar? In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-17). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Conselho Nacional de Educação (2015). Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 .

D’Esquivel, M. O. (2020). Elementos históricos da profissionalização do professor de matemática: um estudo a partir da obra de Olavo Freire da Silva. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-25). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Foucault, M. (2000). A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

Foucault, M. (1999). As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes.

França, D. (2020). Afro do Amaral Fontoura: a sistematização de saberes aritméticos para os cursos de formação de professores da Guanabara. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-21). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).

Hofstetter, R., Schneuwly, B., & Lussi, V. (2009). Professionnalisation des enseignants et développement des sciences de l’éducation: contribution à une typologie des interprétations à propos des nouveaux enjeux de savoirs et pouvoirs. In R. Étienne et al. (Eds.). L’université peut-elle vraiment former les enseignants? Quelles tensions? Quelles modalités? Quelles conditions ? (pp. 29-51). Bruxelas: De Boeck Supérieur.

Hofstetter, R., Schneuwly, B., & Freymond, M. (2017).“Penetrar na verdade da escolar para ter os elementos concretos de sua avaliação” – A irresistível institucionalização de expert em educação (século XIX e XX). In R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 55-112). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, 9-43.

Maciel, V. B. (2020). Matemática para ensinar: uma interpretação do ensino de frações no manual de René Barreto (1912). In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-18). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Maciel, V. B., & Valente, W. R. (2018). Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazonia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 14(31), 165-180.

Michel Jr., R. R., & Oliveira, M. C. A. (2020). Saberes profissionais presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-15). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Morais, R. S., & Valente, W. R. (2020). Os experts e o saber profissional do professor que ensina matemática. Ciência e Educação, Bauru, 26, 1-13.

Nery, W. F., Gomes, L. P. S., & Silva, M. R. I. S. (2020). Sistemas de numeração na formação de professores primários no Centro Educacional Teodoro Sampaio em 1961. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-15). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Oliveira, R. V. L. (2020). Geometria a e para ensinar: cadernos revelam saberes envolvidos na formação e práticas dos professores das séries iniciais 1960 – 1980. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-16). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Ramalho, B. L., Nuñes. I, & Gauthier, C. (2004). Formar o professor, profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina.

Sacristán, J. G. (2020). Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Penso.

Silva, V. A. (2020). Apropriação e concepção de saberes por professores que ensinavam adição no CB no período de 1980 – 1990. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-15). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.

Tardif, M.; Raymond, D. (2000). Saberes, tempos e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, 73, 209-244.

Trindade, D. A. (2020). Hélvecio de Andrade e uma caracterização da aritmética para o ensino e formação do professor primário de Sergipe. In Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores (pp. 1-18). Cuiabá, MT: UNIC/GHEMAT. Recuperado de https://xviiiseminariotematico.paginas.ufsc.br/.

Valente, W. R. (2011). A matemática na formação do professor do ensino primário: São Paulo, 1875-1930. São Paulo: Annablume/Fapesp.

Valente, W. R. (2017a). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 201-228). São Paulo: Editora da Física. (Coleção Contextos da Ciência).

Valente, W. R. (2017b). Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 17(51), 207-222.

Valente, W. R. (2018). Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, 20(3), 377-385.

Valente, W. R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), 23, 1-22.

Valente, W. R., Bertini, L. F., & Morais, R. S. (2017). Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 1(1), 51-64.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Métricas


Visualizações do artigo: 569     PDF downloads: 311

Como Citar

Mendes, I. A. ., & Búrigo, E. Z. (2021). SABERES PROFISSIONAIS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: tensões na constituição e institucionalização. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/420

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>