AS TRANSFORMAÇÕES DO CONCEITO DE FUNÇÕES HIPERBÓLICAS À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

Palavras-chave:

História, Cálculo, Funções Hiperbólicas, Riccati, Lambert

Resumo

Refletimos aqui como o ensino de Cálculo pode ser aprimorado, exemplificando em um conteúdo específico. Atividades que auxiliam a reflexão sobre os significados e os porquês dos conceitos ensinados e aprendidos, ajudam a pensar e resolver problemas a partir da definição do conceito. Usamos como sequência didática a História da Matemática, com o objetivo de atingir a Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, dos conceitos estudados em Cálculo. Tal imbricação auxilia o aluno a construção do conhecimento matemático. Aqui usamos como exemplo o conteúdo de funções hiperbólicas, pois são apresentadas de uma forma sintética tanto nos atuais livros de cálculo, como pelos professores. Faremos uma análise de livros de Cálculo e verificaremos algumas mudanças no ensino dessas funções no decorrer do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Peres Campos e Lopes, UNIFEI

Professor de matemática da Unifei - Itabira

Downloads

Publicado

2019-05-26

Métricas


Visualizações do artigo: 346     PDF downloads: 209 Funções Hiperbólicas- como no início downloads: 0

Como Citar

Lopes, A. P. C. e. (2019). AS TRANSFORMAÇÕES DO CONCEITO DE FUNÇÕES HIPERBÓLICAS À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/170

Edição

Seção

Artigos