AS TRANSFORMAÇÕES DO CONCEITO DE FUNÇÕES HIPERBÓLICAS À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
História, Cálculo, Funções Hiperbólicas, Riccati, LambertResumo
Refletimos aqui como o ensino de Cálculo pode ser aprimorado, exemplificando em um conteúdo específico. Atividades que auxiliam a reflexão sobre os significados e os porquês dos conceitos ensinados e aprendidos, ajudam a pensar e resolver problemas a partir da definição do conceito. Usamos como sequência didática a História da Matemática, com o objetivo de atingir a Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, dos conceitos estudados em Cálculo. Tal imbricação auxilia o aluno a construção do conhecimento matemático. Aqui usamos como exemplo o conteúdo de funções hiperbólicas, pois são apresentadas de uma forma sintética tanto nos atuais livros de cálculo, como pelos professores. Faremos uma análise de livros de Cálculo e verificaremos algumas mudanças no ensino dessas funções no decorrer do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 346 PDF downloads: 209 Funções Hiperbólicas- como no início downloads: 0