UM CENÁRIO CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.643Palavras-chave:
Unidade Básica de Problematização, Educação Matemática, Panorama científico, Interface em História e Ensino de MatemáticaResumo
A Educação Matemática tem buscado proporcionar um ensino dinâmico, contribuindo com a prática pedagógica do professor e, como uma dessas práticas, tem-se a investigação em história da matemática no ensino. Como forma de posicionamento de estudo acerca desse tema, instituiu-se a Interface em História e Ensino de Matemática (IHEM), a qual contempla conhecimentos contextuais, historiográficos e epistemológicos. Porém, ela não se configura como recurso didático, sendo a Unidade Básica de Problematização (UBP) escolhida para realizar essa articulação, através de um resgate de práticas sociais de determinado período da história, trazendo na forma de problematizações uma construção ou ressignificação de conhecimentos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo trazer um panorama acerca dos estudos que apresentam a UBP como proposta didática e quais buscam utilizar a perspectiva da IHEM. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa durante a pesquisa, denominada de “estado da arte”, mediante pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, seguida de uma análise documental, observando as UBPs inseridas nas produções encontradas e a abordagem referente à IHEM, durante a investigação em história da matemática, por meio das práticas sociais. Como resultados desta pesquisa, observou-se que propostas de UBP publicadas ainda não se articulam com a IHEM, apesar de trazer alguns pontos referentes ao estudo de algumas esferas de análise, ainda não se tem de fato esse posicionamento de estudo da história. Portanto, neste estudo buscou-se por relações entre as UBPs encontradas e a IHEM, de modo a observar se e como tem sido feita essa articulação da história e do ensino de matemática.
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