UM CENÁRIO CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.643

Palavras-chave:

Unidade Básica de Problematização, Educação Matemática, Panorama científico, Interface em História e Ensino de Matemática

Resumo

A Educação Matemática tem buscado proporcionar um ensino dinâmico, contribuindo com a prática pedagógica do professor e, como uma dessas práticas, tem-se a investigação em história da matemática no ensino. Como forma de posicionamento de estudo acerca desse tema, instituiu-se a Interface em História e Ensino de Matemática (IHEM), a qual contempla conhecimentos contextuais, historiográficos e epistemológicos. Porém, ela não se configura como recurso didático, sendo a Unidade Básica de Problematização (UBP) escolhida para realizar essa articulação, através de um resgate de práticas sociais de determinado período da história, trazendo na forma de problematizações uma construção ou ressignificação de conhecimentos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo trazer um panorama acerca dos estudos que apresentam a UBP como proposta didática e quais buscam utilizar a perspectiva da IHEM. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa durante a pesquisa, denominada de “estado da arte”, mediante pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, seguida de uma análise documental, observando as UBPs inseridas nas produções encontradas e a abordagem referente à IHEM, durante a investigação em história da matemática, por meio das práticas sociais. Como resultados desta pesquisa, observou-se que propostas de UBP publicadas ainda não se articulam com a IHEM, apesar de trazer alguns pontos referentes ao estudo de algumas esferas de análise, ainda não se tem de fato esse posicionamento de estudo da história. Portanto, neste estudo buscou-se por relações entre as UBPs encontradas e a IHEM, de modo a observar se e como tem sido feita essa articulação da história e do ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, pós-graduada em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga e em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Facuminas, é bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Ensino de Matemática na Educação Básica. Atuou como professora na rede municipal de Fortaleza, em uma unidade franqueada da instituição de ensino Kumon e como professora de Matemática na Escola Dr Cesar Cals pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atualmente é tutora presencial do curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática. 

Referências

Almeida, J. P. (2024). Um estudo das operações de multiplicação e divisão realizadas no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para a formação inicial de professores que ensinam matemática (Dissertação em Educação). Universidade Estadual do Ceará. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024009.id580

Amarante, R. O. (2023). Os conhecimentos geométricos mobilizados no uso do astrolábio náutico do português Simão D’Oliveira (1606) na formação do licenciando em matemática (Dissertação em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. 1 ed. Edições 70.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. 3 ed. Edições 70.

Brasil. M. E. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Beltran, M. H. R., Saito, F., & Trindade, L. d. S. P. (2014). História da ciência para formação de professores. 1 ed. Livraria da Física.

Borba, S. C. (1998). Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. EdUFSCar.

Ferreira, N. S. d. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23(79), 257–272. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

Foucalt, M. (2000). Microfísica do poder. Edições Graal Ltda.

Gil, R., & Pereira, D. E. (2020). Leonhard Euler e sua lettre xv para princesa alemã uma proposta de UBP para o ensino médio abordando a transversalidade entre temas. Revista História da Matemática para Professores, v. 6(1), 30–40.

Gil, R., & Pereira, D. E. (2021). O uso de UBPs em fontes históricas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7(20), 406-417. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2955

Lima Filho, R. R. C. (2013). Um Estudo de Práticas Matemáticas Históricas e Sugestões de uso na Matemática Escolar. (Dissertação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16098.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed., Atlas.

Masseno, T. C. S. (2023). Um estudo do tratado L'usage du compas de proportion (1631) do francês Didier Henrion para exploração dos conhecimentos geométricos na formação inicial do professor (Dissertação em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Medeiros, Á. L. M., & Mendes, I. A. (2022). The geometry of René Descartes through a basic unit of problematization. Research, Society and Development, v. 11(3). p. e55611326955. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26955

Mendes, M. (2009). Investigação histórica no ensino da Matemática. 1 ed. Ciência Moderna.

Miguel, A., & Abreu Mendes, I. (2021). Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos: memórias, práticas sociais e jogos discursivos. REMATEC, v. 16, 120–140. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p120-140.id324

Miguel, A., & Mendes, I. A. (2010). Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. ZDM Mathematics Education, v. 42, 381-392, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-010-0255-8

Miguel, A. (s.d.). ANTIGA LISTA ÚNICA UBPs 2010 | PDF | Logaritmo | Geometria. Scribd. http://pt.scribd.com/doc/76381173/ANTIGALISTAUNICAUBPs2010#scribd

Moita Lopes, L. P. (2006). Uma lingüística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como lingüista aplicado. Parábola Editorial.

Pereira, A. C. C., & Saito, F. (2018). Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5 (14), 109–122. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Feevale.

Saito, F., & Dias, M. S. (2013). Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação (Bauru), v. 19(1), 89-111. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007

Saito, F. (2015). História da matemática e suas (re)construções contextuais. 1 ed. Livraria da Física.

Silva, W. S. da. (2015). A pesquisa qualitativa em educação. Horizontes - Revista de Educação, v. 2(3), 97–105.

Silva, L. C. da. (2023). História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci. (Dissertação em Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de Viçosa. https://locus.ufv.br/items/4ff0b2f1-098d-40c8-a28e-8262aa42bbc2.

Soares, E. C. (2011). Uma Investigação Histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. (Dissertação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16070.

Tavares, M. O., & Pereira, A. C. C. (2017). A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). Revista BOEM, v. 5 (8), 21–36. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X05082017021

Tavares, M. O. (2018). A inserção da unidade básica de problematização no ensino de matemática por meio de atividades investigativas: um estudo a partir da obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). (Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática). Universidade Estadual do Ceará. https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=85644.

Downloads

Publicado

2024-10-20

Métricas


Visualizações do artigo: 48     PDF downloads: 16

Como Citar

Tavares, M. O., & Pereira, A. C. C. (2024). UM CENÁRIO CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–19. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.643

Edição

Seção

Artigos