DESCRIÇÃO COMENTADA SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO

Autores

Palavras-chave:

Ubiratan D’Ambrosio, História da Matemática, Dissertações e Teses

Resumo

Neste trabalho fazemos uma descrição comentada sobre uma pesquisa bibliográfica exploratória de dissertações e teses em História da Matemática, orientadas por Ubiratan D’Ambrosio entre 2004 e 2014, para responder quais focos temáticos dos trabalhos voltados à História e Epistemologia da Matemática (HEpM)? Na pesquisa exploramos os arquivos do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat), visando caracterizar as 11 produções identificadas, especificamente, 4 Teses e 7 Dissertações: 6 de Mestrado Acadêmico e 1 de Mestrado Profissional. A pesquisa mostrou que as temáticas focaram principalmente na vida e obra de matemáticos que vieram ao Brasil e deixaram contribuições para o desenvolvimento da Matemática Brasileira e em alguns casos reconhecidos no mundo todo. Ademais, outro foco foi o interesse identificado foram as pesquisas cujos estudos estão relacionados à cultura matemática desenvolvida em contextos socioculturais diversos, como um “algo” desenvolvido nessas culturas imersas em cada sociedade, em cada espaço-tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Luis Andrés Castillo, UFPA

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil. CEP: 66075-110. E-mail: luiscastleb@gmail.com.

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Referências

Bonfim, S. H. (2007). Um estudo sobre elementos matemáticos presentes na narrativa da descrição do Templo de Jerusalém. (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/b3323c94-8580-447c-8944-99d25f6e0564.

Crisafuli, E. P. (2006). A contribuição de José Saturnino da Costa Pereira para o Cálculo da variação. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13354.

Feliciano, L. P. S. (2013). A linguagem e a etimologia dos termos utilizados na matemática: uma construção histórica. (Tese em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo, 2013. https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/31997.

Gamboa, S. S. (2018). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3 ed. rev., atual. e ampl. Argos.

Gamboa, S. S. (2012). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Argos.

Louro, D. F. (2014). Hipercomplexos: dos tripletos ao espaço. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13296.

Magalhães, C. M. R. (2006). A contribuição de José Saturnino da Costa Pereira para o Cálculo da variação. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13354.

Mendes, I. A. (2019). Flashes e Imagens das Produções nas Pesquisas em História da Matemática no Brasil: um cenário tecido em três décadas. In: A. Costa, F. Matos, R. Silva (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Belém: SBEM-PA.

Mendes, I. A. (2015). História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais epistemológicas e pesquisas. 1 ed. Livraria da Física.

Mendes, I. A. (2012). Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010). Educação Matemática Pesquisa, 14(3), 465–480, 2012.

Mendes, I. A. (2018). Uma História das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém.

Mendes, I. A., & Couto, A. P. N. P. Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática.TANGRAM - Revista de Educação Matemática, 4(3), 106–127, 2021. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13497.

Miranda, G. A. (2004). Silvanus Phillips Thompson e a Demistificação do Cálculo: Resgatando uma História Esquecida. (Dissertação em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11169.

Pacheco, E. R. (2006). Sobre condição judáica e matemática. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102128.

Santos, A. T. A. (2009). Das “trevas” à luz de Fibonacci: uma visão histórica. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13439.

Santos, A. M. (2005). José Anastácio da Cunha, matemático português do século XVIII: um relato de sua trajetória. (Dissertação em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo.

Táboas, P. Z. (2005). Luigi Fantappiè: influência na matemática brasileira. Um estudo de história como contribuição para a educação matemática. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/d925a25d-b1cd-4706-9863-c85001ae363b.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 62     PDF downloads: 45

Como Citar

Mendes, I. A., Castillo, L. A., & Sánchez, I. C. (2023). DESCRIÇÃO COMENTADA SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/582

Edição

Seção

Artigos