DESCRIÇÃO COMENTADA SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO
Palavras-chave:
Ubiratan D’Ambrosio, História da Matemática, Dissertações e TesesResumo
Neste trabalho fazemos uma descrição comentada sobre uma pesquisa bibliográfica exploratória de dissertações e teses em História da Matemática, orientadas por Ubiratan D’Ambrosio entre 2004 e 2014, para responder quais focos temáticos dos trabalhos voltados à História e Epistemologia da Matemática (HEpM)? Na pesquisa exploramos os arquivos do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat), visando caracterizar as 11 produções identificadas, especificamente, 4 Teses e 7 Dissertações: 6 de Mestrado Acadêmico e 1 de Mestrado Profissional. A pesquisa mostrou que as temáticas focaram principalmente na vida e obra de matemáticos que vieram ao Brasil e deixaram contribuições para o desenvolvimento da Matemática Brasileira e em alguns casos reconhecidos no mundo todo. Ademais, outro foco foi o interesse identificado foram as pesquisas cujos estudos estão relacionados à cultura matemática desenvolvida em contextos socioculturais diversos, como um “algo” desenvolvido nessas culturas imersas em cada sociedade, em cada espaço-tempo.
Downloads
Referências
Bonfim, S. H. (2007). Um estudo sobre elementos matemáticos presentes na narrativa da descrição do Templo de Jerusalém. (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/b3323c94-8580-447c-8944-99d25f6e0564.
Crisafuli, E. P. (2006). A contribuição de José Saturnino da Costa Pereira para o Cálculo da variação. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13354.
Feliciano, L. P. S. (2013). A linguagem e a etimologia dos termos utilizados na matemática: uma construção histórica. (Tese em Educação Matemática). Universidade Anhanguera, São Paulo, 2013. https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/31997.
Gamboa, S. S. (2018). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3 ed. rev., atual. e ampl. Argos.
Gamboa, S. S. (2012). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Argos.
Louro, D. F. (2014). Hipercomplexos: dos tripletos ao espaço. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13296.
Magalhães, C. M. R. (2006). A contribuição de José Saturnino da Costa Pereira para o Cálculo da variação. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13354.
Mendes, I. A. (2019). Flashes e Imagens das Produções nas Pesquisas em História da Matemática no Brasil: um cenário tecido em três décadas. In: A. Costa, F. Matos, R. Silva (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Belém: SBEM-PA.
Mendes, I. A. (2015). História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais epistemológicas e pesquisas. 1 ed. Livraria da Física.
Mendes, I. A. (2012). Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010). Educação Matemática Pesquisa, 14(3), 465–480, 2012.
Mendes, I. A. (2018). Uma História das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém.
Mendes, I. A., & Couto, A. P. N. P. Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática.TANGRAM - Revista de Educação Matemática, 4(3), 106–127, 2021. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13497.
Miranda, G. A. (2004). Silvanus Phillips Thompson e a Demistificação do Cálculo: Resgatando uma História Esquecida. (Dissertação em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11169.
Pacheco, E. R. (2006). Sobre condição judáica e matemática. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102128.
Santos, A. T. A. (2009). Das “trevas” à luz de Fibonacci: uma visão histórica. (Dissertação em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13439.
Santos, A. M. (2005). José Anastácio da Cunha, matemático português do século XVIII: um relato de sua trajetória. (Dissertação em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo.
Táboas, P. Z. (2005). Luigi Fantappiè: influência na matemática brasileira. Um estudo de história como contribuição para a educação matemática. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/d925a25d-b1cd-4706-9863-c85001ae363b.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 182 PDF downloads: 85