A ARITMÉTICA EM DOIS TEMPOS: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson e A Eschola Publica
Palavras-chave:
Aritmética, Escola Normal, Ensino IntuitivoResumo
Uma análise na revista “A Eschola Pública” centrada em publicações relacionadas ao ensino de Aritmética levou-nos aos autores a Oscar Thompson e Arnaldo de Oliveira Barreto. Nas duas fases da revista, 1893 e 1894; 1896 e 1897, os artigos com orientações aos professores para o ensino de Aritmética na Escola Preliminar foram de autoria de Thompson, primeira fase; e de Barreto, segunda fase, ambos professores formados pela Escola Normal de São Paulo, os únicos a publicar sobre esse tema nessa revista. No movimento de análise dos artigos desses autores buscou-se caracterizar a Aritmética objetivada por Thompson e Barreto nesse veículo de circulação de saberes para a formação de professores, a revista “A Eschola Publica”. Os dados produzidos indicaram continuidade: Thompson e Barreto comungam dos mesmos preceitos sobre o ensino intuitivo.
ARITMETICS IN TWO TIMES: Arnaldo Barreto, Oscar Thompson and A Eschola Pública
ABSTRACT
An analysis in the magazine “A Eschola Pública” focused on publications related to the teaching of Arithmetic led these authors to Oscar Thompson and Arnaldo de Oliveira Barreto. In the two phases of this magazine, 1893 and 1894; 1896 and 1897, the papers with guidance to teachers for the teaching of Arithmetic at the Preliminary School were written by Thompson, first phase, and Barreto, second phase, both teachers trained by the Normal School of São Paulo, the only ones to publish on this subject in this magazine. In the movement of analysis we sought to characterize the arithmetic objectified by Thompson and Barreto in this vehicle of knowledge circulation for teacher education, the magazine “A Eschola Pública”. The data produced indicated The data produced indicated continuity: Thompson and Barreto share the same precepts about intuitive teaching.
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