AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942)

Autores

Palavras-chave:

Escola Normal de Caetité-BA, Ensino de Matemática, Práticas Individuais de Ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma exposição histórica de um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado que se propôs estudar os saberes na formação matemática de discentes da Escola Normal de Caetité-Bahia (1926-1961). Neste texto, analisa-se como aconteceram as Práticas Individuais de Ensino (estágio) e quais suas contribuições para a formação dos normalistas da Escola Normal de Caetité, especialmente no âmbito do ensino de Matemática, no período de 1926 a 1942.  Trata-se de uma pesquisa histórica na perspectiva da história cultural, de acordo com Roger Chartier (1990), e as análises reúnem discussões de teóricos que abordam conceitos de saberes a ensinar e para ensinar, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). Nesse sentido, identificou-se a presença de saberes a ensinar e para ensinar matemática integrados às ações das práticas individuais de ensino. O estudante normalista cumpria um ciclo de preparação para docência: nos dois anos iniciais o curso versava no cumprimento de orientações sobre a cultura geral e o ensino propedêutico, e nos dois últimos anos, intensificava a formação direcionada às práticas escolares e de ensino. Para o ensino da Matemática, naquele período, usavam-se artifícios do método intuitivo, explorando os sentidos, as formas e as experiências das crianças para elaborar e ir aprofundando o entendimento dos conceitos e dos conteúdos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, R. C. R. & Resende, M. R. (2010, jul./dez.) Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva. Viçosa, 1(2), 230-252.

Chartier, R. (1990). A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Lisboa: Ed. Difel; Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil S.A.

Decreto-Lei nº 12.691, de 05 de março de 1943. (1943). Reorganiza as Escolas Normais do Interior do Estado. Salvador-BA. Livro de Decretos e Portarias da Escola Normal de Caetité-BA

Decreto-Lei nº 8.530, de 2 janeiro de 1946. (1946). Lei Orgânica do Ensino Normal. Rio de Janeiro-RJ. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html

D’Esquivel, M. O. (2015). O Ensino de Desenho e Geometria Para a Escola Primária na Bahia (1835-1925). Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié-BA. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135021

Escola Normal de Caetité-BA. (1929). Livro de Registro de médias e exames. Arquivo inativo do Instituto de Educação Anísio Teixeira.

Escola Normal de Caetité-BA. (1934). Papeletas de Prática Individual. Arquivo Público Municipal de Caetité-BA.

Hofstetter, R. & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W. R. Valente (org.). Saberes em Transformação: tema central da formação de professores. Prefácio de Antônio Nóvoa. São Paulo: Livraria da Física.

Lei nº 117, de 24 de agosto de 1895. (1895). Lei republicana aprovada pelo Governador Joaquim Manoel Rodrigues Lima sobre a Organização do ensino na Bahia. Salvador-BA. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/122520/LEI%20N%c2%ba%20117%20DE%2024%20DE%20AGOSTO%201895.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Lei nº 1846, de 14 de agosto de 1925. (1925). Reforma a Instrucção Publica do Estado. Salvador-BA. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/134871/15%20-%20Lei%20N.%201.846%2c%20de%2014%20de%20Agosto%20de%201925.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Lima, E. B. et al. (2016). Tecendo o Processo Histórico de Profissionalização Docente, no Âmbito da Matemática, nos seus Diferentes Níveis de Formação na Bahia, de 1925 a década de 1980. Projeto de Pesquisa Chamada MCTI/CNPQ Nº 01/2016 – Universal – faixa A.

Lima, H. (1978). Anísio Teixeira: estadista da educação. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira.

Livros Escolares. (1932, abril 21). A Penna. Caetité-BA.

Luz, J. A. R. (2009). Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA. Recuperado de http://www.historia.uefs.br/arquivos/File/UMOLHARSOBREAEDUCAcaonabahiajoseaugusto.pdf

Oliveira, A. R. (2012). A Escola Normal de Caetité: um projeto de formação de professores primários (1926-1941). In I. C. J. Souza & A. R. S. Cruz (org.). Escolas Normais da Bahia: olhares e abordagens. (pp. 27-42). Feira de Santana: UEFS Editora.

Rocha, I. L. & Bertini, L. F. (2019). Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX. Revista HISTEMAT. 5(3), 116-130. Recuperado de http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289/228

Silva, M. C. L. & Valente, W. R. (2014) A Geometria nos Grupos Escolares. In M. C. L. Silva & W. R. Valente (org.). A Geometria nos Primeiros Anos Escolares: histórias e perspectivas atuais. (pp. 41-64). Campinas-SP: Papirus.

Tanuri, L. M. (2000). História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. (14), 61-89.

Teixeira, A. (1925). Programa do ensino da escola elementar urbana do Estado da Bahia. Salvador: Imprensa Official do Estado da Bahia. Recuperado de http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/programa.html

Teixeira, A. (1928). Relatório apresentado ao Ex. Sr. Cons. Bráulio Xavier da Silva Pereira, Secretário do Interior, Justiça e Instrução Pública, pelo Diretor Geral da Instrução Pública, para ser encaminhado ao governador do Estado da Bahia. Salvador: Imprensa Oficial do Estado. Recuperado de http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/summario.html

Valente, W. R. (2017). Cadernos de professores: da matemática para ensinar para a matemática para ensinar ensinada. In Anais do XV SEMINÁRIO TEMÁTICO - Cadernos Escolares de Alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990. Pelotas: UFP.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Métricas


Visualizações do artigo: 232     PDF downloads: 146

Como Citar

Araújo, F. O. de, & Lando, J. C. (2021). AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383

Edição

Seção

Artigos