HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Disciplinas Escolares, Formação de Professores de MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta uma caracterização da disciplina história da educação matemática (HEM), praticada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFRN, baseada nos seguintes princípios: 1) implicações da pesquisa em história da educação matemática na formação de professores de matemática; 2) a inclusão da perspectiva histórica nas aulas de matemática e 3) a formação de professores de matemática a partir dos estudos e pesquisas realizados no Brasil. A experiência abordou problematizações e situações contextuais que envolvem aspectos socioculturais, epistemológicos e escolares, na apresentação e discussão de aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino da matemática, para subsidiar a formação do professor de matemática, principalmente em suas atividades como professor-pesquisador. A disciplina foi planejada e desenvolvida com base em temas relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino de matemática em seu contexto histórico como: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Movimento Internacional para a Modernização da Matemática e Ensino de Matemática no Brasil. A bibliografia utilizada foi fundamentada em autores brasileiros que pesquisam em história da educação matemática no Brasil e em outras publicações sobre educação matemática, consideradas necessárias à formação do professor de matemática. A experiência vivenciada apontou a importância do professor de matemática conhecer os movimentos que estrutraram a educação matemática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão dos processos de institucionalização da matemática como cultura matemática escolar.
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