FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL

Autores

Palavras-chave:

Cálculo mental, Livro didático, Atividades, Vulgata

Resumo

O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990).

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Biografia do Autor

Juliana Martendal Salla, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, Palotina, Paraná, Brasil.

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2023-08-05

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Como Citar

Salla, J. M., & Berticelli, D. G. D. (2023). FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–11. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562

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Artigos