O INSTRUMENTO MATEMÁTICO BÁCULO DE PETRUS RAMUS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS DOS SÉCULOS XVI E XVII
Palavras-chave:
Báculo de Petrus Ramus, Instrumentos Matemáticos, Conhecimento Prático e Teórico, História da MatemáticaResumo
Durante a Idade Moderna, tivemos a difusão de alguns instrumentos matemáticos, que foram direcionados para solucionar a necessidade dos afazeres rurais, das relações comerciais e das construções arquitetônicas, servindo de apoio aos trabalhadores do período, desencadeando a valorização da teoria alinhada com a prática. Esses elementos delimitavam um saber/fazer que mobilizava ações voltadas para as matemáticas e para o ofício de atividades laborais, promovendo a troca de conhecimentos entre áreas distintas. É nesse contexto que temos por objetivo apresentar formas de utilização do instrumento matemático báculo de Petrus Ramus em práticas e em situações cotidianas dos séculos XVI e XVII. Para tanto, pautados em um estudo exploratório, do tipo bibliográfico, trabalhamos, inicialmente, com o tratado Via regia ad geometriam – The Way To Geometry (1636), obra na qual o báculo de Petrus Ramus foi descrito, incluindo depois outras leituras que versassem sobre o instrumento destacado, com um olhar para o trabalho e para as situações de medição em que ele era qualificado. Assim, percebemos que o báculo de Petrus Ramus esteve presente em atividades práticas da Idade Moderna, auxiliando nas medições de comprimento, altura e largura, por meio de relações matemáticas aplicáveis em alguns segmentos do saber, como agrimensura e engenharia, que transformaram a infraestrutura daquele período. Com essa breve descrição, temos que tal instrumento matemático contribuiu de maneira positiva para os afazeres cotidianos em seu período de circulação, ajudando o homem a lidar com as necessidades em seu dia a dia, mobilizando os conhecimentos a seu dispor.
Downloads
Referências
Almeida, J. P., & Pereira, A. A. C. (2020). A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores (RHMP). Natal, 6(2), 43-56.
Almeida, J. P., & Pereira, A. A. C. (2021). A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Fortaleza, 8(23), 691-706. Recuperado de: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936.
Batista, A. N. de S. (2018). Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da Balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos..., aplicado na formação de professores. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Fortaleza.
Bento, R. T. F. (2018). Um estudo das geometrias prática e teórica presentes em The Pathewaie to Knowledge de Robert Recorde: possíveis diálogos. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
Castillo, A. R. M. (2016). Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas.
Navarro, R. F. (2006). A evolução dos materiais. Parte 1: da pré-história ao início da era moderna. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (REMAP). [S.I.], 1, 1-11.
Pereira, A. A. C., & Saito, F. (2018). A organização do saber geométrico em Via Regia ad Geometriam (1636) de Petrus Ramus: uma reflexão sobre a definição de ângulo reto e de perpendicular. REMATEC. Natal, 13(27), 24-38.
Recuperado de: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id121.
Pereira, A. A. C., & Saito, F. (2020). Um estudo preliminar sobre o radius astronomicus de Regiomontanus. In C. Coppe, L. C. e Sá, M. Rosa, & M. de C. S. Martines (Org.). História da matemática e cultura (pp. 13-33, 14 ed.). Brasília-DF: Templo Gráfica Editora.
Pereira, A. A. C., & Saito, F. (2019). A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de Matemática. Revista Cocar. Belém, 13(25), 342-372.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale.
Ramus, P. (1636). Via regia ad geometriam - The Way To Geometry. 1 ed. Londres: Thomas Cotes. Tradução de: Willian Bedwell.
Saito, F. (2019). A reconstrução de antigos instrumentos matemáticos dirigida para formação de professores. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, 29(62), 571-589.
Retirado de: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p571-589.
Saito, F. (2015). História da Matemática e suas (re)construções contextuais. 1 ed. São Paulo: LF-Editorial.
Saito, F. (2013). Instrumentos e o "saber-fazer" matemático no século XVI. Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba, 9(18), 102-113. Recuperado de: https://doi.org/10.3895/rts.v9n18.2627.
Saito, F. (2014). Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de Matemática. REMATEC. Natal, 16(9), 25-47. Recuperado de: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2014.n16.p25 - 47.id377.
Saito, F., & Pereira, A. C. C. (2019). A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. 8 ed. São Paulo: LF-Editorial.
Silva, F. H. B. da. (2021). Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza.
Silva, F. H. B. da., & Pereira, A. A. C. (2020a). O báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade. Revista de Educação Matemática (REMAT-SP). São Paulo, 17, 1-14. Recuperado de: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id371.
Silva, F. H. B. da., & Pereira, A. A. C. (2020b). Explorando as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de Petrus Ramus. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática (HIPÁTIA). São Paulo, 5(2), 398-409.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 729 PDF downloads: 179